As organizações têm passado por mudanças em seus sistemas de trabalho nos últimos anos. Além de oferecerem bons salários ou benefícios, elas têm investido em ambientes para estimular a produtividade dos seus funcionários, de modo que se consolidou a prática de treinamento de colaboradores.
O mais interessante é que com a tecnologia, os números de treinamentos para novos colaboradores aumentaram gradativamente.
Segundo a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, a ABTD, durante a pandemia do Coronavírus em 2020, 56% dos treinamentos no País foram presenciais; em 2021, houve uma queda para 31%, enquanto elevou o formato online para 69%.
Como benefícios, os treinamentos desenvolvem habilidades e potencialidades de cada indivíduo e, consequentemente, fortalecem a própria empresa.
A capacitação pode ser útil para ensinar os processos de uma organização, regras internas e normas, assim como favorecer o desempenho dos funcionários e evitar a ocorrência de acidentes.
Ao longo deste artigo, você vai entender a importância do treinamento de colaboradores de acordo com os seguintes tópicos:
- O que é treinamento de colaboradores?;
- Qual a importância do treinamento de colaboradores nas empresas?;
- Quais são os tipos de treinamentos de colaboradores?;
- Como realizar o desenvolvimento de colaboradores?;
- Benefícios do treinamento de colaboradores nas empresas;
- Como montar um programa de treinamento de colaboradores?;
- Como implementar um treinamento de colaboradores?
O que é treinamento de colaboradores?
O treinamento de colaboradores é um modelo de aperfeiçoamento que serve para aprimorar as competências técnicas e comportamentais dos funcionários.
Por meio da capacitação, a empresa coordena as habilidades dos seus profissionais às estratégias de crescimento do negócio, e, como foco, atinge suas metas e objetivos.
Qual a importância do treinamento de colaboradores nas empresas?
O treinamento dos colaboradores é um desafio latente para as organizações, uma vez que a alta taxa de turnover proporciona um investimento acirrado para diminuir a alta rotatividade nas empresas.
Uma pesquisa feita pelo Instructure, instituto de tecnologia educacional, revela que 70% dos colaboradores entrevistados nos Estados Unidos pensam em deixar seus empregos atuais para começarem em uma organização que investe em treinamentos.
Do lado positivo, quando uma empresa fornece um programa de integração, preparando o time para assumir novas responsabilidades, reduz o nível de rotatividade. Além disso, com a diminuição do turnover, alguns benefícios são conquistados, como, por exemplo:
- retenção de colaboradores;
- redução de custos com desligamentos;
- novas contratações;
- eficiência das equipes.
Quais são os tipos de treinamentos de colaboradores?
Conheça abaixo os principais tipos de treinamentos dos colaboradores:
1. Atualizações profissionais
Acontece quando as competências dos colaboradores estão prejudicadas em comparação às atualizações do mercado. Por exemplo, se uma empresa usa equipamentos de última geração, os profissionais devem se atualizar de acordo com as novas ferramentas.
2. Técnicas de gerenciamento
Os programas de treinamento podem ser muito úteis para preencher vagas de liderança. Existe um ciclo de profissionais que ocupam posições à frente dos colaboradores, como gerência e supervisão, portanto, incentivar o crescimento de pessoas no ambiente corporativo também é uma ótima saída.
3. Diminuição de gaps de competência
Nas organizações que fazem a gestão por competências, é frequente o mapeamento de conhecimentos e habilidades. Em conjunto com avaliações de desempenho, surgem treinamentos que buscam suprir determinadas deficiências.
4. Integração de funcionários
Os treinamentos são realizados não somente para fortalecer as aptidões dos colaboradores, mas também para promover a integração de uma pessoa admitida ou promovida. Neste caso, o RH tem a incumbência de adaptar o profissional ao novo cargo.
5. Soft Kills
O treinamento de comportamentos e atitudes é um ramo em expansão. Ele é realizado quando a gestão de pessoas tende a aprimorar trabalhos em equipes, aprimorar a criatividade e a assiduidade, e solucionar problemas.
Leia também sobre: Treinamento empresarial Outdoor
Como realizar o desenvolvimento de colaboradores?
No processo de capacitação de funcionários, além de treinar, é preciso desenvolver as habilidades dos profissionais. Assim, citamos os principais tipos do mercado:
1. Plano de carreira
O RH tem como prioridade analisar as necessidades das pessoas para que elas saiam dos seus níveis menores de cargos e almejam maiores salários.
2. Educação continuada
Geralmente em cargos técnicos, os profissionais preservam rotinas de aprendizado após a formação inicial. Além de programas de treinamentos da empresa, são normalmente oferecidas especializações e custos externos.
3. Gerenciamento da mudança
É o processo que faz uma empresa se manter apropriada às inovações. Por meio dele, o negócio se qualifica para viver em novos cenários econômicos, sociais e tecnológicos.
Leia também sobre: O que é treinamento comportamental
Benefícios do treinamento de colaboradores nas empresas
Confira os principais ganhos que você pode ter com o treinamento de funcionários:
Reduzir gaps
- Condições para o sucesso da estratégia de negócios;
- Requisitos para realizar as tarefas de cargos e funções;
- Busca por cumprir leis, normas e códigos de conduta;
- Resolução de problemas e crises;
- Melhorias de produtos ou serviços;
- Inovação e empreendedorismo interno.
O treinamento serve para diminuir as lacunas entre as competências dos colaboradores e as que almejamos, vindas de:
- resolução de crises;
- melhorias de produtos ou serviços;
- inovações e empreendedorismo interno;
- cumprimento de leis, normas e códigos de conduta;
- requisitos para fechar tarefas de cargos e funções.
Melhorar a cultura organizacional
Para solidificar crenças e valores, é possível fazer testes de personalidade que conscientizam as pessoas da importância de manter um ambiente inclusivo, respeitoso e saudável.
Desenvolver talentos
A falta de talentos é um problema recorrente entre as empresas. De acordo com um levantamento feito pelo ManpowerGroup, os empreendedores brasileiros apontam 33% da ausência de competências e 19% comportamentais entre as principais dificuldades antes de fechar uma contratação.
Por isso, uma política decente de treinamento de colaboradores nas empresas possibilita escolher melhor os candidatos durante as seletivas.
Leia também sobre: O que é treinamento empresarial
Como montar um programa de treinamento de colaboradores?
Para realizar os programas de treinamento na sua corporação, é importante seguir quatro etapas: diagnóstico, planejamento, execução e avaliação. Veja como funciona na prática.
Diagnóstico
Refere-se à compreensão das necessidades da organização, sejam as pontuais e de curto prazo até as mais longas para o desenvolvimento da equipe.
Nesse sentido, existem diferentes técnicas para chegar ao diagnóstico, como:
Mapeamento de competências
Procure por lacunas entre as competências necessárias e as identificadas. Nos treinamentos, é possível pensar em problemas pontuais, como integração de colaboradores e capacitações para cargos, etc.
Pesquisa de clima organizacional
Quando se busca alterações no ambiente de trabalho, os gaps estão relacionados ao clima organizacional, geralmente a comportamentos e atitudes prejudiciais nos relacionamentos.
Balanced scorecard
Um diagnóstico pode surgir do entendimento da estratégia de negócios, ou seja, do que treinamos ou desenvolvemos para alcançar os objetivos organizacionais. Por isso, o balanced scorecard é uma boa ferramenta para identificar as necessidades.
Avaliação de desempenho
Em qualquer dos casos, é necessário realizar diferentes avaliações de desempenho para conhecer as competências percebidas nos colaboradores e, só então, medir o gap para as ideias.
Planejamento
Baseie-se no checklist abaixo para formar seu planejamento:
- enumere as necessidades encontradas;
- fixe os objetivos do programa;
- selecione o tipo de treinamento e a metodologia;
- estipule os destinatários;
- crie um plano de ação pensando no que será treinado, como, por que, quando e quanto custa.
Execução
Dentro do plano de ação, defina os pontos da execução. O passo a passo da execução é o seguinte:
- avise os colaboradores sobre o plano de treinamento e desenvolvimento;
- aplique os tipos de treinamento para colaboradores;
- enumere os dados para avaliar o desempenho, como notas, pesquisas de satisfação e acompanhamento das mudanças nos resultados da empresa;
- consolide os resultados em um relatório.
Avaliação
Consiste em verificar a qualidade do programa e o impacto gerado nos colaboradores.
O primeiro é feito juntando os dados relativos aos tipos e métodos empregados:
- custos;
- satisfação dos participantes com cursos, instrutores, materiais, etc.;
- notas de desempenho nos programas.
Como implementar um treinamento de colaboradores?
Em busca de implementar um programa de treinamento de colaboradores?
Para isso, você deve estipular metas, identificar as lacunas de conhecimentos dos funcionários, escolher os métodos de aprendizagem, implantar capacitações online e acompanhar os resultados.
A seguir, veja cada etapa para incluir na sua organização. Confira!
1. Decida-se sobre as metas do programa de treinamento
Em primeiro lugar, os gestores devem perceber os impactos esperados após o treinamento dos colaboradores para, na sequência, estipular as metas para o programa.
Com esses apontamentos realizados, é possível desenvolver uma estratégia que servirá de apoio para as próximas etapas do processo de elaboração.
2. Identifique os espaços entre as habilidades e os comportamentos dos colaboradores
Aqui, os gestores e líderes precisam avaliar as competências que faltam nos talentos e o que, de fato, esteja fragilizando o progresso da empresa.
Ao perceber essas lacunas, a empresa suprirá o problema por meio de capacitações direcionadas.
3. Distingue os métodos de aprendizagem
Existem várias metodologias de aprendizagem que podem ser utilizadas. Você deve avaliar as mais adequadas para engajar seus colaboradores no programa de treinamento. Entre elas, estão:
- aprendizagem online;
- gamificação;
- microlearning;
- simulados;
- materiais de leitura, etc.
Por fim, você deve saber quais são seus talentos por meio de arquétipos de Bartle ou de um teste de perfil comportamental, respeitando o histórico e a experiência dos talentos.
4. Crie o treinamento de forma remota
Com a praticidade das informações por meio da internet, optar por uma aprendizagem mobile learning pode ser o investimento mais apropriado para a sua empresa.
Assim, os colaboradores podem participar de treinamentos virtuais para desenvolver suas habilidades técnicas. Inclusive, esta é uma opção mais eficiente na maioria das vezes, uma vez que os treinamentos tradicionais se tornaram obsoletos.
Além do mais, os participantes podem se aperfeiçoar quando e onde puderem, principalmente quando o treinamento está ligado à gamificação e ao microlearning.
5. Monitore os resultados do treinamento
O acompanhamento dos resultados é fundamental para mensurar o sucesso das capacitações, bem como o aprendizado dos talentos.
Por isso, escolha uma boa plataforma de educação corporativa comprometida com bons resultados para observar o crescimento dos colaboradores em tempo real.
Como escolher uma empresa de treinamento de colaboradores?
Ao longo deste conteúdo, você pode compreender a importância do treinamento dos colaboradores, bem como conhecer suas vantagens e formatos.
Mas, onde é possível encontrar empresas que realizam treinamentos e desenvolvimentos?
O oHub é uma plataforma que ajuda empresas, comércios, indústrias e outras organizações a encontrarem os melhores preços em serviços especializados.
Neste caso, o oHub é útil porque oferece uma lista das melhores empresas de treinamento de colaboradores do País.
Você economiza tempo e dinheiro, uma vez que é possível negociar diretamente com as empresas responsáveis por treinamentos sem custo.
Invista na capacitação dos seus colaboradores agora mesmo!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer