Home > Treinamento > Treinamento de liderança: 10 coisas que não podem faltar neste aprendizado
treinamento-de-lideranca-nas-empresas

Treinamento de liderança: 10 coisas que não podem faltar neste aprendizado

Hoje as organizações convivem com uma carência de profissionais qualificados para exercer cargos de gestão. Muitos dos executivos de alto desempenho no Brasil acreditam que não há líderes em quantidade, nem com as qualidades suficientes para atender a demanda das empresas. Isso comprova que falta investimento em treinamento para liderança.

Resultado: estratégias mal executadas, conflitos com os colaboradores e, consequentemente, limitações que impedem o crescimento e a expansão da organização.

Com isso, as empresas precisam adotar ferramentas que identifiquem colaboradores capazes de se tornarem bons líderes, podendo desenvolver habilidades e técnicas para que, no futuro, substituam os mais defasados ou em fim de carreira. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar a importância do treinamento de liderança e gestão de pessoas, e como adotar uma capacitação eficaz para desenvolver os profissionais da sua empresa.

Continue com a gente, e boa leitura!

O que é um treinamento de liderança? 

Treinamento de liderança é uma capacitação educacional cujo objetivo é fortalecer e praticar as competências mais importantes dos gestores para que possam direcionar com precisão suas equipes e, assim, obter os resultados satisfatórios.

Para este propósito, existem inúmeras técnicas, como, por exemplo, comunicação, delegação, feedback, criatividade, comprometimento, confiabilidade, inteligência emocional e responsabilidade.

Sendo assim, aplicar treinamento e desenvolvimento de líderes é fundamental para as empresas que querem líderes inspiradores e que saibam lidar com situações conflitantes para atingir os resultados esperados.

Leia também: 7 objetivos do treinamento e desenvolvimento 

A importância do treinamento de liderança nas empresas 

Durante muito tempo, dentro das organizações, o líder era o profissional mais qualificado tecnicamente. Apesar desse modelo ainda persistir em alguns setores, cada vez mais o gestor vem sendo cobrado para ser um especialista em pessoas.

Afinal, as pessoas serão as responsáveis pela entrega dos resultados que permitirão às organizações se manterem em um mercado cada vez mais competitivo e sujeito a mudanças constantes.

Para isso, é fundamental que a liderança nas empresas saiba levar cada colaborador a performar ao máximo, individualmente e em equipe.

E, em paralelo, incluir em seu time a importância das suas atividades para o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa, garantindo a entrega dos resultados.

Tipos de treinamento de liderança 

Veja abaixo as principais opções de treinamento de liderança e gestão de pessoas:

1. Treinamentos técnicos

Criar um programa de treinamento técnico é importante para o crescimento dos gestores, pois eles devem saber identificar lacunas para propor novas ideias.

Um líder de vendas, por exemplo, precisa conhecer um script e ter informações sobre o comportamento e as necessidades do consumidor, além de saber o funcionamento da loja.

2. Gestão de Pessoas 

Um curso de gestão de pessoas vai ajudar o líder a receber feedbacks, bem como estipular ferramentas de comunicação para preservar o diálogo aberto entre as pessoas.

Além do mais, saber como cobrar seus colaboradores, de modo que eles se sintam engajados a cumprir as metas e aprender as técnicas de avaliação de desempenho é essencial para o líder criar uma equipe forte.

3. Treinamentos para evitar o didatismo 

Um líder que não deixa os funcionários tomarem suas decisões não está apto para manter-se no cargo.

A microgestão é o ato de impedir a autonomia dos seus liderados, distribuindo tarefas e, ao mesmo tempo, dizendo quando, como e o que deve ser feito nos mínimos detalhes.

Nesse sentido, se você não está confiante com as ações da sua equipe, invista em capacitações do próprio time.

4. Gerenciamento de metas 

No treinamento em gestão de metas, sua empresa deve criar um planejamento estratégico com objetivos bem alinhados e, a partir disso, os líderes devem entender como sua equipe participa para alcançar seus objetivos.

5. Mentoria 

Na maioria das vezes, o líder é visto como um mentor para seus funcionários. Entretanto, é interessante criar um programa de mentoria para que os próprios gestores se desenvolvam com o auxílio de profissionais ainda mais experientes.

A mentoria pode desenvolver seus líderes de forma mais rápida, focada e exponencial.

Leia também: 4 ideias para a capacitação e motivação da sua equipe

10 pontos que não podem faltar no treinamento de liderança nas empresas

Muitos gestores se perguntam como fazer um treinamento de liderança nas empresas. Existem diversas habilidades e competências que devem ser desenvolvidas para que um profissional se torne uma liderança de alto desempenho.

Se você procura desenvolver um curso de liderança e gestão de pessoas, certifique-se de que ele desenvolva algumas das seguintes habilidades:   

1- Autoconhecimento

Um treinamento de liderança nas empresas deve promover o autoconhecimento emocional dos líderes, para que eles entendam quais seus pontos fortes podem ser lapidados e os pontos fracos que precisam ser aprimorados.

2- Controle emocional

Este é o tipo de competência que diferencia um líder de um chefe.

Um líder precisa saber lidar com as próprias emoções, usando-as a seu favor e adequando-as a cada situação.

É essencial identificar as emoções negativas que podem paralisar o profissional ou até mesmo atrapalhar o relacionamento com os seus liderados.

Perder o controle e esbravejar ou bater na mesa é um erro que nenhum líder pode cometer.

3- Automotivação

É a capacidade de manter o foco e a energia para atingir os objetivos, independente dos problemas que ocorram.

Um bom líder só conseguirá motivar a sua equipe se souber como manter um estado de motivação interna que permita analisar as situações críticas e encontrar as melhores soluções, sem desanimar.

4- Relacionamentos interpessoais

Um treinamento de liderança nas empresas precisa incluir o desenvolvimento das competências sociais, possibilitando a interação produtiva com os liderados.

Construir relacionamentos, para o líder, significa a habilidade de gerir os sentimentos dos colaboradores. Essa é uma das bases de sustentação da sua popularidade e liderança.

5- Empatia

Uma boa liderança nas empresas inclui a capacidade de se colocar no lugar do outro para entender como ele está se sentindo.

O ato de ler as emoções alheias contribui para a comunicação efetiva do líder para seus liderados, motivando-os a realizarem as tarefas necessárias para alcançar os resultados desejados.

6- Escuta ativa

A escuta ativa é outra habilidade que deve ser desenvolvida no treinamento de liderança nas empresas. É uma ferramenta essencial no estabelecimento de um diálogo eficiente entre o gestor e sua equipe.

O líder deve saber ouvir os colaboradores sem fazer julgamentos, sem interromper, prestando máxima atenção e, ao final, oferecer uma solução baseada no que foi dito.

7- Saber gerenciar conflitos

Mediar e gerenciar conflitos na empresa entre os membros da equipe é outra habilidade fundamental que deve ser incluída no treinamento de liderança nas empresas.

Conflitos dentro do time são normais, devido ao convívio de pessoas com personalidades diversas, algumas vezes até antagônicas entre si.

Caberá ao líder saber equilibrar essas relações interpessoais de forma eficiente, administrando os conflitos de forma inteligente para manter a harmonia e a produtividade da equipe.

8- Delegar projetos e tarefas

Um líder centralizador não contribui para o desenvolvimento da equipe, estagnando processos e prejudicando os resultados.

É preciso saber delegar tarefas, abrindo caminho para inovação e incentivando a criatividade e iniciativa entre os colaboradores.

9- Passar feedbacks adequados

Oferecer um bom feedback também é uma habilidade a ser desenvolvida no treinamento de liderança nas empresas.

Através dele, um bom líder contribui para o desenvolvimento dos colaboradores, conscientizando-os dos seus pontos fortes e fracos, ajudando a criar um time de alta performance.

10- Ter uma visão estratégica

Desenvolver a visão sistêmica e estratégica é essencial para o líder. Assim, ele será capaz de alinhar os talentos da sua equipe com as ações necessárias para alcançar os objetivos da organização.

Desenvolva as lideranças da sua empresa

Cada vez mais as empresas se perguntam como fazer um treinamento de liderança nas empresas. Elaborar ou contratar um treinamento que desenvolva as características citadas, é um bom caminho.

Através delas, será possível desenvolver líderes capazes de inspirar a equipe, aumentando o comprometimento e a produtividade dos colaboradores.

Além disso, investir no treinamento de liderança nas empresas garante o alinhamento dos gestores com os objetivos da organização, garantindo sua competitividade e posicionamento no mercado.

7 critérios para avaliação do treinamento de liderança 

O ideal é nunca deixar de investir em aperfeiçoar as próprias habilidades. Somando às competências dos cursos que vimos no tópico anterior, os treinamentos de liderança para gestores precisam ter alguns elementos básicos. São eles:

  • 1. Técnicas de gerenciamento do tempo, de forma que otimize o andamento das suas tarefas e das de sua equipe;
  • 2. Pensamento crítico para desenvolver a tomada de decisão, equilibrando riscos e ganhos;
  • 3. Autodesenvolvimento e motivação, ingredientes fundamentais para o reconhecimento profissional;
  • 4. Gestão de conflitos para lidar com outras pessoas e evitar inimizades ou concorrências maliciosas;
  • 5. Saber utilizar quem possam ser úteis para o treinamento;
  • 6. Gerenciamento de metas para compreender o que é possível realizar e estipular desafios atingíveis aos profissionais;
  • 7. Tomada de decisão para gerir sua equipe da melhor forma possível e de acordo com os objetivos da empresa.

Como criar um treinamento de liderança? 

Acompanhe o passo a passo para entender como fazer um treinamento de liderança de maneira simples e assertiva:

  • 1. Identifique o objetivo do treinamento: descubra porque você deve aplicar um treinamento de liderança. Em caso de dúvida, realize uma pesquisa para analisar o que deve ser melhorado ou desenvolvido nos líderes;
  • 2. Escolha o material necessário: busque por materiais como eBooks, guias, vídeos, webinars, palestras ou workshops para aplicar para seus gestores. Se necessário, converse com empresas especializadas em treinamentos corporativos para ministrar o curso. 
  • 3. Avalie o antes e o depois do treinamento: faça uma pesquisa para diagnosticar como o cenário se encontra. Desse modo, após o treinamento, faça uma nova avaliação e, ao comparar os dois resultados, terá uma visão ampla se o treinamento foi realmente considerável.

Entre em contato com o oHub

Gostou das nossas dicas? Não esqueça que quanto mais valorizados se sentirem seus gestores, maior será a produção e a qualidade dos serviços dos funcionários.

Talvez o que ainda falte para que seus líderes se engajem mais é um incentivo extra. Portanto, construa um instigante convite para o treinamento de liderança, que os façam pensar sobre os ganhos e o reconhecimento profissional.

Por isso, se você busca uma empresa de capacitação profissional, conte com o oHub, uma plataforma gratuita que conecta seu negócio às melhores empresas de treinamento de liderança do mercado.  

Você só precisa enviar um único pedido de orçamento para receber cerca de 5 propostas em até 24 horas

  • Acesse a página de formação profissional;
  • Faça seu pedido de orçamento, o que deve levar menos de 5 minutos;
  • Receba o contato de fornecedores qualificados com um único pedido;
  • Economize tempo e obtenha os melhores preços.

Isso significa que você economiza tempo e dinheiro, desde o momento da busca por uma empresa parceira para criar e aplicar um programa de capacitação personalizado para a sua empresa.

Além disso, suas chances de economia aumentam, afinal, você terá acesso a diferentes orçamentos de diferentes empresas sem precisar passar horas pesquisando sobre potenciais fornecedores. Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. 

Sobre Equipe oHub

O oHub é uma ferramenta que conecta empresas que estão precisando de um prestador de serviço com aquelas que buscam novos clientes.
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial