As empresas existem por um motivo simples: para resolver um grande problema. No centro de todo grande produto ou serviço está uma necessidade não satisfeita que atinge um mercado grande o suficiente.
Mas não é o bastante ter uma ótima ideia que resolva um grande problema. Por trás de cada empresa de sucesso está uma equipe flexível que pode transformar eficientemente uma visão em um negócio em crescimento.
Para alcançar esses objetivos de negócio, as companhias investem muito em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários.
Registrar-se em um curso de treinamento pode parecer uma decisão relativamente fácil. Você recebe informações sobre um curso, o seu objetivo e o explora um pouco.
Você verifica as datas e horários para ter certeza de que pode disponibilizar essa carga horária para a equipe, verifica o preço e se ele está dentro do seu orçamento. Além disso, checa o conteúdo do curso e confirma se ele está alinhado com o que você está procurando e qual os perfis dos treinadores.
Se tudo lhe parecer bom, você fecha negócio. Um bom treinamento de pessoal nas empresas só aumenta as chances de conquistar resultados positivos no negócio.
Mas e se escolher o curso de treinamento e a organização corretos for um pouco mais complexo do que isso?
Embora existam diversos provedores de treinamento que oferecem cursos de treinamento de pessoal nas empresas, é importante que você escolha o prestador de serviço que ofereça o maior valor.
E o valor não é simplesmente monetário. As pessoas costumam se fixar no preço, mas o que é um preço bom se o curso não ajuda sua empresa?
Para ajudá-lo a se concentrar e tomar as decisões certas, compilamos uma lista de 7 coisas para procurar ao escolher um provedor de treinamento de pessoal nas empresas.
Leia mais: O que é e quais as vantagens do treinamento In Company.
Como escolher um bom treinamento de pessoal nas empresas
1. Credenciamento
O credenciamento é essencialmente o “selo de aprovação” do setor.
As organizações de treinamento de pessoal nas empresas devem passar por um processo rigoroso para obter o credenciamento que geralmente envolve uma revisão do conteúdo do curso, uma revisão do treinador e sua experiência e uma revisão da organização como um todo.
Somente quando o instituto estiver satisfeito com a qualidade do curso e a capacidade de entrega, a certificação é concedida. Essa comprovação de qualidade é sem dúvida um dos primeiros requisitos para analisar na hora de escolher a melhor entre as opções.
2. Conteúdo
O conteúdo deve ser relevante, de alta qualidade e fornecer resultados de aprendizagem específicos. A equipe deve terminar o curso tendo adquirido todo o conhecimento necessário e estar em posição de implementar o que aprendeu de maneira prática e imediata.
3. Estrutura do curso
Os módulos do curso devem seguir uma estrutura metódica e lógica, fluindo bem de um para o outro. Uma boa estrutura garante que o conteúdo do curso seja abordado 100% e impede que o apresentador pule de um tópico para outro.
Isso evita confusão e permite que sua equipe se concentre no aprendizado. Pense nos tópicos como uma construção de tijolos para aprender – eles gradualmente se sobrepõe em direção a um quadro completo do assunto.
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4. Treinadores
Como o curso é entregue a sua equipe terá um impacto considerável sobre o quanto você aprende. Existem muitos profissionais experientes na indústria, mas a experiência no setor nem sempre se traduz em fortes habilidades de comunicação no ambiente de trabalho.
Um bom treinador é animado, dinâmico e interativo. Ele se comunica com clareza e compartilha o conteúdo de maneira que todos possam entender, independentemente do seu nível de experiência.
E o mais importante, eles sabem o assunto de trás para frente. E não dependerão dos slides da apresentação. Não há nada pior do que um apresentador simplesmente lendo os slides, certo?!
5. Comunicação
Isso pode parecer estranho, mas perceber como o provedor de treinamento de pessoal nas empresas se comunica com você é muito importante. Suas informações de marketing são claras, amigáveis e profissionais?
Eles têm um site profissional com todas as informações do curso? Quando você faz uma pergunta, eles responderam rapidamente e são úteis? Essas pequenas coisas importam e falam muito sobre como uma empresa se posiciona no mercado. Se eles acertarem, as chances são de que eles também acertaram nos seus produtos.
6. Satisfação do Cliente
Um bom provedor de treinamento de pessoal nas empresas terá um bom histórico. Não tenha medo de perguntar detalhes sobre comentários de clientes de cursos anteriores. Isso garante que você terá uma opinião honesta e imparcial de quem também precisou do mesmo treinamento que você.
7. Preço
O preço é um fator importante. Então, por que é o último da lista? Porque o valor é mais importante. E se você encontrar uma organização de treinamento de pessoal nas empresas que ofereça todos os itens acima, o preço deve ser a última coisa em sua mente.
Leia também: Tipos de treinamento empresarial: como implementar na sua empresa.
Checklist extra: escolhendo uma empresa de treinamento
Outros perguntas importantes a serem feitas para escolher a melhor provedora de treinamento de pessoal nas empresas são:
- Há quanto tempo a empresa está no mercado?
- Quão estável financeiramente é a empresa e ela tem pendências judiciais em aberto?
- Qual é a sua reputação no setor e entre outras empresas?
- Que serviços eles oferecem?
- Se eles fossem solicitados a identificar especialidades de treinamento específicas, quais seriam?
- Existem análises e depoimentos online de clientes genuínos?
- Eles podem oferecer as soluções de treinamento certas para sua empresa agora e no futuro?
- Os serviços oferecidos cabem dentro do seu orçamento?
- Eles podem oferecer treinamento nos prazos que você precisa?
- Eles são uma empresa local ou de treinamento nacional, com presença de instrutores locais em várias regiões do Brasil?
- Quais são as qualificações e experiências profissionais que seus treinadores possuem?
- Quais são os seus termos de negócios e política de cancelamento?
- Que valor único eles trazem acima e além de outras empresas de treinamento no mesmo setor?
- Como eles demonstram inovação no campo de treinamento?
- Esta é uma empresa com a qual você poderia formar uma parceria de longo prazo?
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