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Treinamento de vendas: como melhorar as técnicas do meu time?

Treinamento de vendas: como melhorar as técnicas do meu time?

O número de vendas é um indicativo da “saúde” dos negócios e sua representatividade no mercado. As empresas notáveis no cenário corporativo, por exemplo, costumam ter um número expressivo de clientes fidelizados à marca, consequentemente, este método colabora para impulsionar as vendas.

Para alavancar os números de vendas ou reformular as diretrizes comerciais, o treinamento de vendas oferece a aprendizagem e a atualização necessárias para a ascensão da empresa.

O treinamento de vendas compreende atividades e dinâmicas diversificadas com a finalidade de formar vendedores persuasivos que saibam entender as vontades do cliente e conduzi-lo até a decisão de compra.

Até mesmo para as companhias que já construíram sua imagem frente à concorrência, em um determinado momento será necessário evoluir, aumentando o número de vendas através de uma reestruturação interna.

Portanto, o treinamento de vendas mostra-se como a solução mais eficaz, as tendências atuais, do mercado e do consumo, têm se transformado constantemente onde, a cada novo momento, uma determinada competência é exigida do vendedor.

O consumidor tornou-se mais seleto e informado sobre as especificidades e principais características dos produtos que deseja consumir.

A relação “vendedor e consumidor” está em constante mutação. Atualmente, por exemplo, não é raridade encontrar clientes que saibam tanto ou mais do que o vendedor, por isso a necessidade de realizar regulamente treinamentos de vendas. Mais do que aprender novas práticas de comportamento, no treinamento os vendedores conhecem e aprendem minuciosamente sobre os produtos disponíveis para compra.

As habilidades abordadas em treinamento de vendas

Para um programa de treinamento efetivo, habilidades específicas são trabalhadas visando, exclusivamente, o aumento das vendas, já outros pontos são discutidos para aprimorar e incentivar os funcionários, afinal motivação é a alma do sucesso.

Treinamento de vendas:Persuasão e convencimento

Para alcançar o cliente, o vendedor deve contar com a habilidade da persuasão e do convencimento.

O desenvolvimento desta capacidade implica em, além de possuir um discurso voltado para convencer o ouvinte, saber compreender o que o cliente procura, de fato, oferecendo a melhor opção. Desta forma, o vendedor desenvolve sua capacidade argumentativa, de maneira estratégica e efetiva, convencendo o cliente a decidir pela compra.

Leia também sobre: A importância do treinamento para empresas

Treinamento de vendas:Capacidade de negociação

Em alguns casos, o cliente fica indeciso sobre compra produto. Neste momento, o vendedor deve contar com outra habilidade, além da argumentação para o convencimento.

A capacidade de negociação é decisiva para a concretização da compra.

O comprador  pode apresentar objeções à venda, questionando sobre a qualidade, as características ou o preço do produto, e, de maneira gentil e prática, o vendedor deve sanar as dúvidas. É fundamental que o profissional aja com sinceridade e segurança transmitindo credibilidade para o cliente.

Treinamento de vendas:Apresentação de produtos

A forma como o vendedor apresenta os produtos para os clientes influencia diretamente na decisão pela compra. Se o produto é apontado como indispensável para a rotina do cliente, se o vendedor explica – detalhadamente – as características do produto e quais os benefícios em tê-lo, a venda está 99% garantida.

Portanto, o vendedor deve ter atenção à maneira como demonstra e qualifica o produto, porque o comprador irá avalia, além do produto em si, a própria percepção do profissional sobre o produto em questão.

Atração de clientes

A atração de novos clientes é uma oportunidade da empresa se reinventar, reformulando seus produtos e serviços, e descobrindo novos mercados a serem explorados.

Ter como foco novos segmentos e público aumenta significativamente as vendas da empresa, a carteira de contatos e a popularidade da marca.

Fidelização de clientes

A fidelização é interessante para estreitar o relacionamento com os clientes, facilitar as compras e pagamentos em estabelecimento físico ou via internet, oferecer oportunidades e promoções exclusivas para os consumidores fidelizados e fortalece a credibilidade da empresa no segmento em que atua.

É importante que a empresa crie canais de comunicação com o cliente para receber sugestões e críticas. A opinião dos compradores é extremamente relevante para nortear o planejamento da marca.

Empatia

Como habilidade inerente nos relacionamentos interpessoais, no âmbito das vendas a empatia também mostra-se fundamental. A capacidade de ser empático é um dos fatores que mais influencia na proximidade entre vendedor e cliente.

Sendo assim, o vendedor deverá desenvolver e evoluir sua maneira de escutar para compreender o que está sendo solicitado. Quando o cliente sente que está sendo ouvido de forma atenta fica mais aberto à possibilidade de realizar a compra.

Como avaliar e optar pelo melhor treinamento de vendas

Para que o programa de treinamento atinja os resultados esperados, características relevantes são analisadas para que a gestão da empresa opte pela melhor alternativa na busca por treinamento efetivo da equipe.

Métodos aplicados

É responsabilidade da gestão pesquisar as diferentes metodologias de treinamentos de vendas para optar pelo modelo mais adequado para os participantes e para a empresa. A análise deve tomar como base os motivos pelos quais haverá treinamento e quais os objetivos a companhia pretende atingir como, por exemplo, qualificar ou amentar as vendas.

Qualificação da equipe

As especialidades de cada membro da equipe, que irá conduzir as atividades de treinamento, deverão ser avaliadas, obrigatoriamente.
Considerando que cada companhia possui uma demanda própria, no que se refere ao treinamento de vendas, a capacitação destes profissionais mostrará se estarão aptos a abordar a temática, com propriedade sobre o assunto.
Qualificação da equipe que vai ministrar OU participar do treinamento?

Leia também sobre: Treinamento Comportamental

Tipo de treinamento

Para cada objetivo há um tipo de treinamento de vendas mais adequado.

No geral, além de tratar do tema principal, o treinamento contribui para aprimorar as aptidões dos participantes, assim como para amenizar as dificuldades individuais, em prol da equipe.

Treinamento de vendas: Opinião de outras empresas que foram treinadas

Pesquise!

Antes de contrata a empresa especializada em treinamento de vendas confira a opinião de antigos/atuais usuários do mesmo serviço. Converse com os responsáveis pela contratação, tenha interesse em saber os métodos utilizados em diferentes casos e,  principalmente, saber se os resultados foram satisfatórios.

Leve em conta que o treinamento de vendas é uma fase para o desenvolvimento do setor. Em conjunto com a atividade, é preciso orientação e supervisão diária do líder da equipe e, dependendo do caso, outras reformulações.

Para melhorar as técnicas de vendas do time empresarial, o treinamento de vendas é peça-chave.Através da plataforma oHub é possível encontrar as melhores empresas de treinamento de vendas.

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