Nenhum de nós tem exatamente a mesma composição genética, valores centrais, crenças, desejos ou ambições. O que isso tem a ver com vendas? Talvez tudo ou nada, dependendo da sua percepção.
O que quero esclarecer é que se alguém quiser ganhar dinheiro nos negócios terá que vender para monetizar seu produto ou serviço. Como todo mundo é diferente, segue a lógica de que as mesmas técnicas de venda não são tão eficazes para alguns quanto para outros.
Portanto, é melhor utilizar as técnicas que complementam cada indivíduo da melhor maneira, a fim de alcançar e manter a maior probabilidade de sucesso. Por isso, vamos conhecer a categoria de vendas ativa!
Leia também sobre: Treinamento em vendas
Venda ativa
A técnica de venda incluiria qualquer ação inicial tomada e ações subsequentes, para facilitar a venda de um produto ou serviço. O ponto principal é que existe um nível de controle muito mais alto com a venda ativa.
Com essas técnicas, o vendedor fará mais para controlar uma situação, a fim de fazer com que algo aconteça. Um exemplo seria ligar para um cliente em potencial e fazer com que ele se comprometesse com uma reunião pessoalmente.
Sendo assim, nessa forma de venda é preciso obter acesso ao máximo de informações possível e usá-la para alcançar o resultado desejado. Formas de comunicação de alto contexto permitem que isso aconteça.
Cada contato transmite uma informação
As chamadas telefônicas permitem que você ouça a voz de outras pessoas, bem como elas dizem as palavras e com qual tom elas dizem. Por sua vez, as reuniões presenciais fornecem dicas visuais, como maneirismos e gestos faciais.
O bate-papo por vídeo combina tudo isso, além da capacidade de fazer isso com qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento. O nível de conforto é baixo e o nível de controle é alto, exatamente o oposto da venda passiva. Como resultado, a taxa de conversão em uma venda pode ser substancialmente mais alta.
Existe uma arte real na venda ativa como qualquer vendedor provavelmente sabe. Você segue uma linha tênue entre alienar o cliente e fazê-lo se sentir confortável.
Vender não é algo que você possa fazer imediatamente, pelo contrário, é preciso tempo e prática para aperfeiçoar a arte de fechar um acordo. Desenvolver uma técnica sólida e comprovada é uma grande parte de aprender a vender com eficiência.
Veja cinco técnicas de venda ativa que todo vendedor deveria dominar:
1. Audição alerta
Uma das razões pelas quais os clientes em potencial são tão cautelosos com os vendedores é porque eles antecipam um comportamento insistente, ou seja, uma pressão para comprar algo.
Por isso, técnicas de vendas mais eficazes envolvem escuta ativa. Permite um diálogo com o cliente e mostra que não é apenas uma conversa unilateral. Ouvir suas preocupações, perguntas e hesitações ajudará você a responder melhor a elas.
Além de também ajudar o possível cliente a confiar mais em você. As pessoas que confiam em você têm muito mais probabilidade de fazer uma compra com você.
2. Conversas um pouco mais “calorosas”
Conversar tecnicamente distante é uma técnica de vendas ineficaz. Isso irrita clientes em potencial. Mudar para uma conversa calorosa é uma maneira muito melhor – e mais eficiente – de lidar com a venda ativa.
Conversas calorosas envolvem ligar para clientes em potencial para falar qualquer coisa que não seja sobre a venda. Isso traz intimidade. Isso inclui “aquecer” os leads através de assuntos como divulgação nas mídias sociais e pesquisas anteriores do cliente.
Por fim, a ligação cordial leva a taxas de sucesso muito mais altas, pois elimina a dispersão da venda.
Leia também sobre: Treinamento de planejamento para atendimento ao cliente
3. Criar interesse nos recursos e benefícios
Isso pode parecer óbvio, mas nem sempre é feito com eficiência pelo vendedor.
Embora seja importante analisar as funções práticas de um produto ou serviço, há algo mais estratégico a se fazer. Simplesmente descrever o serviço/produto e suas funções não é suficiente para convencer alguém a fazer uma compra. O cliente em potencial não precisa apenas saber como funciona, ele precisa entender por que deveria comprar.
Enfatizar os recursos e benefícios do produto, e as maneiras como ele pode ser valioso para o cliente em potencial é perfeito. Essa é uma técnica de venda clássica e eficaz continuamente reiterada porque funciona.
4. Necessidades e soluções
As pessoas gostam de razões práticas pelas quais devem investir em um produto ou serviço, ou seja, elas são mais propensas a ouvir um discurso de vendas se ele oferecer uma solução eficaz.
Essa técnica de venda ativa funciona melhor com a técnica de escuta alerta. É importante ouvir o cliente para ter uma ideia de como o produto pode beneficiá-lo e, em seguida, adaptar seu argumento a esse indivíduo ou empresa.
5. Venda Social
Grandes grupos de clientes em potencial são facilmente acessíveis por meio de redes sociais online. Quando você desencoraja o uso das mídias sociais como uma técnica de venda, limita o escopo de seus vendedores, o que potencialmente atrapalha as vendas futuras.
Saiba que as mídias sociais e a conectividade online são grande parte da comunicação moderna, ou seja, é importante se adaptar a essa maneira de fazer negócios.
Por fim, tente incentivar ativamente os vendedores a alcançar clientes em potencial e promover leads através de sites de mídia social como LinkedIn e Twitter. Não tenha dúvida, seus números de vendas vão subir significativamente.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer