Home > Covid-19 > As perspectivas do treinamento empresarial pós-pandemia
treinamento empresarial pós pandemia

As perspectivas do treinamento empresarial pós-pandemia

Aconteceu uma revolução mundial, sobretudo no treinamento empresarial, com a chegada do Coronavírus. E como será pós-pandemia?

Se anteriormente havia resistência das empresas de treinamento em utilizar tecnologia nas mais variáveis formas, atualmente – longe de estarmos na pós-pandemia – é sabido a importância de possuir ferramentas técnicas e softwares para realizar tarefas, mesmo que sejam modelos básicos.

Novas diretrizes estão sendo traçadas. As mudanças mundiais são incessantes, assim como os novos caminhos que surgem para os treinamentos empresariais.

No entanto, mesmo diante de incertezas é possível definir perspectivas para o mercado de treinamento empresarial pós-pandemia.

Quer descobrir quais os principais tópicos? Confira o artigo exclusivo do oHub.

 

Treinamentos

A principal perspectiva pós-pandemia tem foco no reconhecimento da equipe. A perspectiva é que haja crescente na busca por treinamentos empresariais.

Infelizmente empresas supervalorizavam a relevância de máquinas. Não havia a exploração do desenvolvimento humano.

Entretanto, este costume está minguando, seja em pequena empresa até em multinacionais. Foi percebido por gerentes, diretores e demais cargos de confiança que equipe motivada é equipe produtiva.

“Vem crescendo o número de companhias que priorizam benefícios para os funcionários e colaboradores”, conta Rodrigo Iubel, conhecido como Xuxa, da Labor Fit. “Apostar no lado humano é o melhor investimento que uma empresa pode fazer para benefício próprio”.

Oferecer treinamentos é uma maneira inteligente para demonstrar o valor de cada membro do time. Participar de workshop é estimulante para os funcionários porque desenvolvem habilidades individuais e coletivas.

 

Treinamento para emergências

Há uma gama extensa de modelos de treinamentos empresariais. Cada companhia deverá contratar as atividades que melhor eliminarem as dores da equipe.

Por exemplo, foi observada uma dificuldade dos funcionários para vender determinados produtos da marca. Neste caso, o ideal é realizar treinamento focado na prática de vendas, podendo até mesmo ser específico para determinado campo de atuação.

No entanto, existe a perspectiva de que empresas busquem ir além na questão de criar staff diferenciado.

Há a expectativa das companhias montarem equipe especializada em tomadas de decisões emergenciais. Ou seja, em casos extremos haverá um grupo preparado para resolver assuntos extraordinários. Quer um exemplo?

Leia também sobre: Quais os temas em alta para treinamento online

 

A pandemia de Coronavírus. A crise foi instaurada sem aviso prévio. Empresas tiveram que resolver repentinamente sobre a nova estrutura. Como os funcionários trabalhariam remotamente, quais as ferramentas seriam utilizadas, como ficaria a comunicação interna, entre ouras questões primordiais.

Desde já funcionários de confiança têm sido treinados para exercer este papel importantíssimo.

O diretor executivo, por exemplo, seguirá realizando suas atividades habituais, entretanto terá competência para fazer parte da comissão responsável por tomar decisão de maneira rápida e efetiva em casos extremos.

Treinamentos como liderança, tomada de decisão e inteligência emocional fazem parte dos requisitos básicos para esta nova perspectiva.

 

Treinamentos para saúde mental

A verdade é que o mundo corporativo é exigente e não será diferente na pós-pandemia.

Atualmente é um desafio imenso preencher os requisitos exigidos para vaga de estagiário. “É imprescindível falar inglês, espanhol, mandarim de trás para frente, escrever alemão, ter nível básico de grego, usar as ferramentas A, (…), Z”.

Se não é fácil para quem está dando os primeiros passos na carreira, imagine para quem já está dentro do caldeirão? Fazer parte do quadro de funcionários da empresa é empolgante, porém exaustivo.

Segundo a Secretaria da Previdência, os transtornos comportamentais e de saúde mental foram a terceira causa de afastamento de trabalhadores no Brasil em 2017.

Disponibilizar treinamentos empresarias regularmente é fundamental. Estabelecer condições dos funcionários e colaboradores cuidarem da saúde mental é uma perspectiva que, na verdade, já é tendência.

Para a empresa não é interessante ter dez pessoas num setor que estão sobrecarregadas, estressadas e sem estrutura emocional para realizar até as atividades rotineiras.

Investir num treinamento focado na saúde mental transformará cada participante. A análise individual e a compreensão das melhores formas de usar os pontos fortes para conquistar melhores oportunidades no trabalho refletirá de modo geral na equipe.  

Lembre-se: equipe motivada é equipe produtiva.

 

 ‘Phygital’

Apesar de ser uma tendência forte para pós-pandemia, o treinamento empresarial vem sendo realizado no estilo “phygital”, especialmente após o surgimento do Covid-19.

“Significa que o desenvolvimento será – e é – construído com contato físico e digital”, explica Carlo Galo, da GDF Automação e Palestras.

Se o atendimento presencial era o formato mais tradicional até o 1º bimestre de 2020, com a chegada da pandemia foi instituída uma nova forma de treinamento empresarial: online.

São oferecidos treinamentos de longa duração até palestras de 20 minutos. As ferramentas utilizadas vão de modelos simples, como o usual What’s App até plataforma exclusiva.

A perspectiva é que o modelo online siga em alta pós-Covid-19 porque oferece qualidade ímpar e otimização de tempo. “O atendimento remoto é interessante para empresas que tenham unidades espalhadas pelo Brasil, por exemplo”, comenta Tereza Xavier, da CSQV Saúde.
“O treinamento online veio para ficar”.

É possível usá-lo para funcionários que trabalhem home office e até mesmo para grupos que trabalhem em fábricas. Basta instalar um telão ou televisor num ambiente que ofereça segurança aos profissionais e transmitir a webinar. Será um sucesso!

 

Leia Aqui: Quais são as ferramentas para treinamento empresarial online?

 

Treinamento Empresarial Coletivo

Durante a pandemia as empresas foram obrigadas a aderir ao sistema home office. Como será a pós-pandemia?

A ideia de que home office é uma facilidade caiu por terra para muitos profissionais. Para trabalhar em casa é preciso ter um ambiente favorável e (bastante!) organização. Além de exigir planejamento, existe um fator de impacto: a solidão.

O colega do setor já não está na mesa ao lado, a “hora do café” foi transformada na “hora de tentar organizar assuntos pessoais”, a caminhada com o cachorro substituiu as andanças pelos corredores da empresa e aquelas conversas soltas com a equipe entre uma atividade e outra foi tomada pelo silêncio ou, em alguns casos, pelos berros das crianças.

A situação parece caótica, entretanto pode ser aliviada e você sabe como, não é? Treinamento empresarial. Além das condições já citadas, esta atividade colabora para unir a equipe.

Ainda que cada funcionário esteja em seu computador na sala de casa, realizar um treinamento que induza a participação de toda equipe fomenta o contentamento geral. “É o momento em que acontece novamente a união do grupo e volta o sentimento de que um precisa do outro para realizar um bom trabalho”, diz Xavier.

O sistema home office pode tanto ser complicado para algumas pessoas como funcional para outras. A questão é que após a pandemia existe uma tendência às empresas oferecerem aos funcionários e colaboradores a opção de trabalhar de casa ou no escritório.

Independente do modelo que será empregado, o importante é oferecer constantemente treinos que incentivem o despertar individual, bem como o trabalho coletivo.

Os funcionários são no motor da empresa. Cuidando deles, os riscos de problemas diminuem e as possibilidades de sucesso aumentam. Esta é, sem dúvida, a perspectiva principal pós pandemia: investimento sucessivo em treinamentos empresarias.

 


Veja no vídeo abaixo como o oHub ajuda a sua empresa a encontrar fornecedores de serviços:

Sobre Luiza Guimarães

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial