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Terceirização exige treinamento

5 motivos para realizar treinamento para equipe de limpeza

O serviço de limpeza é crucial para a manutenção da qualidade de vida e higiene do ambiente. Além disso, um ambiente sujo causa má impressão de clientes e colaboradores em relação à sua empresa. Por isso, o treinamento para equipe de limpeza é tão importante!

Assim como todas as demais equipes da sua organização, a equipe de limpeza também precisa estar bem treinada para garantir a qualidade dos serviços prestados.

No caso da empresa de limpeza que trabalha com a terceirização desse serviço, manter uma equipe treinada é ainda mais importante para garantir a satisfação dos clientes e o aumento da produtividade da equipe.

Ainda não está convencido de que o treinamento para funcionários da limpeza é uma prática fundamental para a garantia da qualidade do serviço prestado?

Separamos 5 motivos para você implementar já o treinamento para a equipe de limpeza.

5 benefícios de implementar o treinamento para funcionários da limpeza

1. Mais produtividade

Todo serviço prestado deve ser pautado em processos bem definidos que garantem:

  • o cumprimento de todas as tarefas acordadas em contratação;
  • a qualidade do serviço prestado;
  • a velocidade de atuação de cada colaborador.

Por isso o treinamento para equipe de limpeza de uma empresa vai ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe.

Quando todos sabem qual é a sua próxima tarefa a ser executada, o trabalho é concluído mais rápido com qualidade e eficiência.

2. Ampliação do negócio

Essa vantagem é voltada para gestores de empresas que prestam serviço de terceirização de limpeza.

Como dissemos acima, uma equipe bem treinada é mais produtiva, uma equipe altamente produtiva pode atender a mais clientes e ajudar sua empresa a ampliar sua atuação, fechar mais contratos, sem precisar investir em mais funcionários.

Lembre-se de respeitar todas as leis trabalhistas e oferecer pausas para que seus colaboradores se mantenham motivados e felizes em trabalhar com você e com seus clientes.

3. Garantia de qualidade na limpeza

Uma equipe que domina os processos de limpeza de acordo com o setor em que está atuando, por exemplo, limpeza hospitalar ou industrial, garante qualidade na entrega.

Isso quer dizer que tudo o que deve ser limpo, será limpo. Além disso, o treinamento para equipe de limpeza evita erros como contaminação cruzada, por exemplo.

4. Aumento da motivação da equipe

Todo mundo deseja prestar um serviço de qualidade e ser reconhecido por isso.

Dessa forma, garantir treinamento para funcionários da limpeza aumenta a motivação dos profissionais, que sabem que estão produzindo mais e melhor!

Uma equipe motivada está disposta a prestar o melhor serviço, com qualidade, suporte e bom atendimento. 

Lembre-se que quando você tem uma equipe de limpeza que presta serviço para seu cliente, esse profissional é a representação da sua marca perante a empresa contratante.

5. Compartilhamento da cultura organizacional

Uma vez que é o seu funcionário que irá lidar diretamente com seu cliente, é preciso que ele seja a “encarnação” do espírito e da cultura da empresa.

Além das vantagens que apresentamos acima, o período de treinamento é exatamente aquele em que a empresa transmite:

  • valores;
  • suas políticas empresariais;
  • missão e mais.

Essas informações irão proporcionar a melhoria no desempenho dos serviços e no atendimento do cliente in loco, garantindo que tudo seja praticado de acordo com as diretrizes da empresa.

O que especialistas falam sobre treinamento para equipe de limpeza?

Agora que você já conhece as principais vantagens de desenvolver uma política de treinamento para funcionários da limpeza, é hora de saber a opinião de especialistas em treinamento e contratação.

De acordo com Witiber, da Melhor Mão de Obra de São Paulo e de Monica Radicetti, da Organização Morena de Parceira e Serviços, do Rio de Janeiro:

O treinamento para funcionários da limpeza, mesmo que terceirizados, deve ser feito dentro da empresa contratante, atendendo às peculiaridades do cliente, como, por exemplo, aspectos de segurança do trabalho e das políticas empresariais, e posteriormente no posto de trabalho de cada um, numa duração mínima de uma semana de treinamentos.

Daniela, da Nova SGP, de Guarulhos, acrescenta que cada empregado deve ser treinado de acordo com o perfil de sua vaga, tanto na parte teórica quanto na prática, inclusive, se necessário, com testes em máquinas e produtos. O objetivo é trazer maior eficiência no seu manuseio e na sua utilização.

O treinamento, realizado antes da contratação e durante os primeiros dias anteriores ao início da terceirização de limpeza deve ter sua reciclagem constante. De acordo com Celso Barboza, do Grudo JND Ambiental e Serviços, de São Paulo:

O ideal é que a empresa de terceirização faça essa reciclagem a cada 90 dias, com certificado de presença dos colaboradores e atualização no manuseio de produtos químicos e de equipamentos de segurança, enviando essa documentação para a empresa contratante.

As empresas Conserv, de Contagem; Clean Ambiente Serviços, de Rio das Ostras; e Grupo Blinder Segurança, de Sorocaba, através de seus profissionais Eliana, Fábio Pinto e Jorge Tadeu Aguilar, destacam ainda que:

O treinamento deve ter obrigatoriamente a presença dos supervisores, acompanhando a rotina dos cursos e verificando sua aplicação na prática.

É importante também destacar que todos os funcionários da empresa de terceirização devem passar por testes, antes de sua contratação e durante o processo seletivo, uma vez que a responsabilidade das empresas terceirizadas é de vital importância para a empresa contratante.

O treinamento, depois da contratação, deve ser permanente, com todos os processos revistos periodicamente, segundo Enéas Guimarães, da Valdirene S.Santos ME, e Marcelo Fernando Gonçalves, da MFG Maxi Serviços, ambas de São Paulo.

O valor do treinamento da equipe em empresas de sucesso

Como você pode ver, há vários benefícios em fornecer treinamento para sua equipe de limpeza, e os efeitos positivos podem ser de grande alcance, desde a própria equipe até sua empresa e seus clientes.


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