Investir na capacitação dos colaboradores é muito importante. Tanto isso é verdade que as grandes empresas do mercado investem grandes quantias em treinamento empresarial.
Algumas chegam a criar as chamadas Universidades Corporativas, um conjunto de cursos, presenciais e online. Essas Universidades muitas vezes até contam com sede própria, para promover o aprendizado contínuo de seus profissionais.
Leia também: Como medir os resultados em treinamento empresarial
Mas como medir o retorno desse esforço de capacitação? Como montar um treinamento e, depois de concluído, saber se trouxe benefícios para o negócio?
Para isso, você pode usar um indicador financeiro adaptado para medir o desempenho desse processo de RH.
Você sabe o que é ROI?
Neste post, você vai entender o que é essa métrica financeira e como medir o ROI de um treinamento de forma prática e objetiva.
E se você ainda tem dúvidas se vale a pena mesmo investir em treinamento e capacitação de suas equipes, confira essas 3 frases de grandes empreendedores de sucesso:

O que é ROI e como calcular?
ROI é uma acrônimo em inglês para as palavras Return on Investment, isto é: Retorno do Investimento, em portugês.
Portanto essa métrica pode ser usada para medir o retorno financeiro de qualquer atividade, projeto ou empresa.
E o cálculo do ROI, na verdade, é bem fácil de se fazer.
Veja este modelo de ROI com sua fórmula para encontrar uma porcentagem:
ROI = [(ganhos – custos) / custos] x 100
Assim, digamos que você desenvolveu uma campanha de incentivo de vendas, por exemplo, e investiu 10 mil reais nessa ação.
Ao término do projeto, os resultados foram apurados e descobriu-se que ela trouxe um aumento de receitas de 30 mil reais.
Substituindo esses números na fórmula, teremos:
- ROI = [(30.000 – 10.000) / 10.000] x 100
- ROI = 25.000 / 10.000
- ROI = 2,5 x 100 = 250%
Isso significa que para cada real investido na campanha de incentivo de vendas, houve um aumento de receita de 2,5 reais, o que é muito bom!
Viu como calcular ROI não tem mistérios?
Mas como calcular ROI de treinamento?
Nesse caso, o cálculo do ROI também é simples. O desafio é determinar quais foram os ganhos e quais foram os custos do seu treinamento.
Mas fique tranquilo, a gente vai explicar tudo direitinho para você!
Leia também: inventário rotativo: o que é e qual a sua importância
Como calcular ROI de treinamento?
Basicamente, o ROI de treinamento é calculado com base em dois dados, como você viu na fórmula:
- Os custos do treinamento
- O ganho obtido com ele
Ok, os custos do treinamento você até pode apurar com certa facilidade. Mas e os ganhos financeiros de um treinamento?
Pois é! Essa parte pode ser um pouco mais complicada, mas a gente vai te mostrar como encontrar todos este dados.
Vamos começar pelos custos?
Possíveis custos de um treinamento
- Aluguel de salas e equipamentos, como projetores e microfones
- Desenvolvimento e produção de materiais didáticos, como folhetos, apresentações e vídeos
- Contratação de professores, instrutores ou palestrantes
- Compra de acesso a cursos online
- Transporte ao local do curso e alimentação dos colaboradores quando estiverem lá
- Horas de trabalho dos colaboradores da empresa responsáveis por desenvolver o curso, dar aulas e palestras etc.
- Horas de trabalho do pessoal de RH para coordenar as entregas internas e fornecedores externos
- Horas de trabalho dos profissionais que participam do treinamento e deixam de fazer suas tarefas do dia a dia
Estes são apenas alguns exemplos de custos que um treinamento pode apresentar. É necessário apurar todos eles, caso a caso, para que você possa descobrir como medir o ROI de treinamentos.
Possíveis ganhos financeiros com um treinamento
Lembre-se que, para usar ROI em treinamentos, você precisa definir o quanto de ganhos financeiros ele trouxe para a empresa .
Em outras palavras: É necessário descobrir como cada treinamento levou ao aumento de lucros e das receitas do negócio.
E isso, realmente, é bem complexo.
Em alguns casos, pode parecer óbvio, como ao realizar um treinamento da equipe de vendas. Compare o desempenho de vendas antes e depois dos treinamento e verifique o aumento de receitas proporcionado.
Mas nem sempre é tão simples perceber isso. Veja outros exemplos de ganhos financeiros que um treinamento pode trazer para seu negócio:
- Diminuição de acidentes no trabalho, o que reduz as horas de funcionários licenciados e indenizações pagas
- Redução da produção de itens com defeito, portanto, menos desperdício de recursos
- Mais eficiência e, consequentemente, redução de custos
- Aumento da satisfação dos clientes, resultando em mais vendas
- Melhora do clima organizacional, trazendo mais engajamento, produtividade e eficiência em custos
Agora ficou mais fácil entender o cálculo do ROI de treinamento?
Então, já sabe: apure os custos e os ganhos, coloque os valores na fórmula do ROI e meça o retorno financeiro de suas ações de capacitação de colaboradores!
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* Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CMO do Agendor, a plataforma de aprimoramento em vendas para vendedores profissionais.
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