A contabilidade é essencial para todo negócio. Além de organizar os dados e garantir o cumprimento das obrigações, oferece insights poderosos para apoiar as decisões. Por isso, entender tudo sobre contabilidade pode fazer a diferença para a sua empresa.
Ao reconhecer a importância desse serviço, será possível transformar a gestão do empreendimento. Como consequência, a superação dos principais desafios será mais simples e seu negócio, mais competitivo.
A seguir, confira este artigo do oHub com tudo sobre contabilidade e entenda como adotar as soluções no cotidiano empresarial!
O que é contabilidade?
A contabilidade é uma ciência responsável por registrar e analisar as movimentações financeiras de uma empresa. Por meio deste recurso, é possível compreender o comportamento da companhia, suas necessidades de capital, quais obrigações cumprir, entre outros pontos.
Na prática, a contabilidade começa com o registro contábil. Nesse processo, cada transação deve constar em livros contábeis que atendam às normas da área.
A contabilidade também envolve a elaboração de demonstrações financeiras. As ferramentas funcionam como relatórios e diagnósticos da situação do negócio, o que inclui o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) e o fluxo de caixa.
As atividades contábeis de hoje são reflexos da evolução que a área apresentou ao longo dos últimos séculos. Civilizações antigas, como egípcios, já tinham sistemas de registros de movimentações.
A contabilidade como conhecemos, entretanto, iniciou em meados do século XV. Com a criação do registro contábil em dois livros, a área passou a evoluir e se adaptar às mudanças da sociedade e da economia.
No século XX, as atividades contábeis se tornaram mais complexas e ainda mais relevantes para as operações do negócio. Com a passagem para o século XXI, a contabilidade digital se consolidou, com o uso de tecnologia de forma estratégica para a execução de tarefas.
Os princípios fundamentais da contabilidade
Por ser uma ciência, a área se baseia em elementos que estruturam e norteiam a realização de atividades, com consistência e transparência. Nesse sentido, vale a pena conhecer os princípios da contabilidade. Veja!
Princípio da entidade
Conceito que estabelece a necessidade de separar as finanças e as movimentações da entidade (como a empresa) das finanças pessoais de seus proprietários. Segundo essa regra, não se deve contabilizar as contas dos sócios de uma empresa como gastos do negócio.
Princípio da continuidade
Serve como uma premissa de que a empresa continuará a atuar conforme o esperado, em um futuro previsível. Significa, portanto, que o negócio receberá as contas pendentes e arcará com seus compromissos. Um exemplo de aplicação do princípio é o cálculo da depreciação de equipamentos e outros ativos.
Princípio da competência
É responsável por estabelecer a necessidade de registrar uma despesa ou receita no momento em que a venda acontece — e não quando, de fato, ocorre a transação. É o caso de uma empresa vender a prazo para um cliente, mas registrar o valor no momento em que fecha a venda.
Princípio da prudência
Determina o registro cauteloso das transações, de modo a evitar estimativas infladas ou resultados que não se realizam. Um exemplo é a criação de provisões contábeis para cobrir perdas com eventuais quadros de inadimplência.
Princípio da oportunidade
Tem relação com a necessidade de criar registros íntegros e confiáveis do patrimônio, independentemente das causas. Na prática, significa registrar todas as variações de patrimônio, mesmo aquelas cuja origem não é totalmente conhecida.
Objetivo da contabilidade
Entender tudo sobre contabilidade também requer conhecer seus objetivos. Essa área tem diversas funções indispensáveis para os negócios e, principalmente, para a tomada de decisões.
Por meio dos registros contábeis, é possível acessar informações financeiras completas. Assim, há como avaliar o desempenho da empresa, sua saúde financeira e seu histórico de performance.
Além de fornecer dados, um objetivo da contabilidade é apoiar a tomada de decisão gerencial e estratégica. Com a ajuda de relatórios e demonstrativos, os gestores podem definir novos investimentos ou estabelecer a necessidade de mudar a estrutura de capital, por exemplo.
Outro benefício é que a contabilidade estratégica favorece o cumprimento das obrigações fiscais e legais. A prática envolve o pagamento de impostos, o envio de declarações obrigatórias e a manutenção dos registros.
Ainda, a contabilidade para empresas é uma ferramenta que apoia o planejamento, o controle e o crescimento. Com as informações financeiras obtidas, torna-se mais fácil definir e acompanhar orçamentos, traçar planejamentos e acompanhar o desempenho.
Contabilidade para empresas
A gestão da contabilidade em um negócio pode ocorrer tanto internamente quanto de modo terceirizado. No caso da contabilidade interna, é necessário manter ao menos um contador, uma equipe ou um departamento dedicado à área.
A gestão interna também exige a contratação dos profissionais considerando os direitos trabalhistas e demais encargos. Ainda, é preciso ter atenção com questões como treinamento contínuo, disponibilização de ferramentas e manutenção de sistemas.
Já a terceirização contábil prevê a contratação de uma empresa terceirizada, que presta os serviços relacionados à área. Com isso, a empresa passa a ter acesso a uma equipe externa qualificada.
Entre os pontos positivos está a redução de custos, já que é possível economizar com salários, benefícios e infraestrutura. Como o pagamento é feito pelos serviços prestados, os custos fixos se tornam menores.
Também há a chance de focar no core business do negócio. Com a delegação das funções contábeis para os especialistas, o time interno pode se concentrar em questões mais estratégicas e relacionadas à atividade-fim do negócio.
Ainda, a terceirização oferece a capacidade de escalar os serviços contábeis. A depender das necessidades do negócio, existe a possibilidade de contratar mais profissionais ou diminuir o volume de serviços prestados.
A importância da contabilidade para as empresas
Ao entender o que é contabilidade, fica mais fácil compreender sua relevância para os negócios. A Azul, empresa de transporte aéreo, é um bom exemplo. A companhia tem diversas unidades de negócio e ainda tem capital aberto na bolsa de valores.
Com isso, é preciso ter uma contabilidade bem estruturada para acompanhar a performance de cada negócio e sua contribuição para os resultados. Para 2024, a empresa espera ter um crescimento de 7% nas receitas.
Por outro lado, a Americanas, uma das maiores empresas de varejo, enfrentou problemas devido a erros na contabilidade. Um erro contábil de mais de R$ 40 bilhões, e que durou anos, fez a companhia entrar em recuperação judicial e derrubou o preço de suas ações.
A importância da contabilidade para as empresas também está conectada com a prevenção de problemas comuns. Os erros fiscais, por exemplo, podem levar ao pagamento de multas e até a outros tipos de sanções sobre as empresas. Com bons serviços contábeis, todas as declarações ocorrem de maneira adequada.
Outra dificuldade que pode ocorrer envolve os problemas com fluxo de caixa. Sem o controle e a avaliação das movimentações financeiras, a empresa corre mais riscos. Já com a atuação da contabilidade, é possível garantir uma boa disponibilidade de recursos para manter as operações.
No geral, a contabilidade também ajuda a evitar desafios referentes à falta de planejamento. Como ocorre o fornecimento contínuo de dados, demonstrativos e projeções, a gestão elabora e ajusta estratégias com eficiência.
Contabilidade digital para os negócios
Para saber tudo sobre contabilidade, também é essencial compreender sua versão digital. Na prática, a contabilidade digital envolve o uso de tecnologias, softwares e outras ferramentas para gerenciar e automatizar processos contábeis.
Em vez de documentos em papel e livros de registro físicos, é possível utilizar dados digitais e integrados para executar as atividades.
Como consequência, há vantagens como o ganho de eficiência, a redução de custos e o aumento da segurança, já que é possível controlar o acesso e realizar backups.
A contabilidade também oferece acesso em tempo real para as informações, relatórios e declarações. Essa característica garante mais mobilidade e torna a gestão financeira especialmente dinâmica.
Para colocar esse tipo de contabilidade em prática, é preciso contar com ferramentas como os sistemas de gestão do tipo ERP. Esses recursos centralizam dados e permitem fazer um acompanhamento preciso das movimentações financeiras e do patrimônio.
Os sistemas contábeis específicos também têm grande relevância. Por meio dessas opções, os profissionais da área executam mais atividades com eficiência, menos erros e menos retrabalho.
Como a plataforma conecta os negócios a prestadores de serviços contábeis, o uso dos recursos digitais é essencial para estabelecer uma comunicação fluida e sincronizada. Assim, é possível terceirizar a contabilidade com eficiência e segurança.
Contabilidade para microempreendedor individual (MEI)
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os serviços contábeis não ajudam apenas a negócios de grande porte. Na verdade, a contabilidade para microempreendedor individual faz toda a diferença.
No caso de quem é MEI, há algumas obrigações fiscais, como o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Essa é a forma de apuração simplificada de impostos e obrigatória para todos os MEI.
Quem é microempreendedor também precisa enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-MEI) e emitir notas fiscais para vendas ou prestação de serviços.
Já o registro de receitas e despesas formal não é obrigatório, mas recomendado para garantir o cumprimento de todas as regras — inclusive do limite anual de faturamento.
O oHub também ajuda quem é MEI, afinal faz a conexão entre os microempreendedores e profissionais de contabilidade confiáveis. Desse modo, os MEIs podem ter consultorias especializadas para ajudar com as finanças do negócio e para a tomada de decisões, por exemplo.
A contratação de serviços contábeis pelo oHub também ajuda o MEI a automatizar processos e a realizar a integração com serviços de gestão.
Na prática, o microempreendedor pode profissionalizar cada vez mais seu negócio, de modo a torná-lo mais competitivo e preparado para o crescimento.
Terceirização contábil: guia para incorporar
Como você viu, a terceirização contábil consiste em contratar uma empresa externa para prestar os serviços de contabilidade do negócio. Então, em vez de ter um time interno, a ideia é contar com esses profissionais externos.
Para funcionar, a terceirização da contabilidade começa com a avaliação e a escolha da empresa prestadora.
Em seguida, há a integração com as operações da empresa e o posterior gerenciamento da realização de tarefas e acompanhamento dos resultados.
Entre os benefícios, estão a redução de custos, o ganho de flexibilidade, o acesso a profissionais com grande expertise e a abordagem cada vez mais estratégica.
Quanto às desvantagens, pode haver a sensação de o controle ser menor no time externo, mas é possível superar a questão com uma boa comunicação entre as equipes.
De startups e pequenos negócios a grandes corporações, são muitos os negócios que aproveitam a facilidade oferecida pela terceirização contábil. Com o oHub, é ainda mais fácil realizar esse processo da forma adequada.
Por meio da plataforma, você acessa uma grande variedade de fornecedores de serviços, com diferentes abordagens e especialidades. Além de a contratação ser fácil, pela plataforma, é possível gerenciar os processos e estabelecer uma comunicação eficiente.
Contabilidade para pequenas empresas
A contabilidade para negócios de pequeno e médio porte é tão ou mais relevante que nos grandes negócios. Afinal, os registros e as análises contábeis são determinantes para a tomada de decisão informada e capaz de gerar mais competitividade.
Além disso, a contabilidade para pequenas empresas ajuda a transpor desafios como recursos limitados, necessidade de atender às leis e gestão de fluxo de caixa, entre outros.
Esses e outros obstáculos podem comprometer a continuidade do empreendimento, o que torna indispensável superá-los da melhor maneira possível.
Nesse sentido, com a automação de processos relacionados à contabilidade, como registros e conciliações, é possível aumentar a eficiência, reduzir custos e evitar erros.
O registro organizado é outro elemento essencial. A precisão das informações faz a diferença para apoiar um bom planejamento financeiro, o qual ajuda o negócio a ser mais lucrativo e a planejar seu crescimento de modo estruturado.
Outra solução para considerar é a assessoria contábil. A visão de um especialista na área direciona pequenas empresas rumo ao sucesso e facilita a superação dos desafios.
Para implementar essas e outras boas práticas, vale a pena terceirizar a contabilidade por meio do oHub, que oferece um ambiente simples para a contratação, comunicação e gestão de demandas.
Além disso, há suporte contínuo, o que contribui com mais eficiência e precisão para o alcance de resultados.
O futuro da contabilidade: tendências e inovações
Mais que conhecer tudo sobre contabilidade no presente, é essencial olhar para o futuro. Nesse sentido, há diversas tecnologias emergentes e outras soluções que se consolidam cada dia mais no setor.
Um exemplo é a contabilidade em nuvem, que permite o acesso remoto a dados de forma segura e eficiente. É possível adicionar todos os documentos contábeis relevantes na nuvem e os profissionais terão acesso em tempo real, mesmo que estejam em outra cidade ou estado.
Já a chegada da inteligência artificial é mais recente e promete se fortalecer no futuro, inclusive para automatizar ainda mais processos. Com softwares inteligentes e outras ferramentas, é possível processar grandes volumes de dados e encontrar tendências e oportunidades de otimização.
Entre as tendências emergentes está o uso de blockchain. A tecnologia, originada nas criptomoedas, pode aumentar a segurança e a integridade dos dados. Inclusive, o blockchain pode viabilizar uma transformação na maneira como assinamos documentos e realizamos diversas transações, o que afeta a contabilidade.
Para se preparar para o futuro, vale a pena começar a investir em tecnologia desde já. A adoção de ferramentas integradas e automatizadas permite participar da transformação digital de forma mais estratégica e até com mais competitividade.
Ao mesmo tempo, é fundamental melhorar as habilidades analíticas, já que a geração de dados é crescente. Nesse sentido, o apoio de uma contabilidade terceirizada se destaca, já que os profissionais podem trazer insights relevantes e apresentar novas tendências para essa área.
Após conferir essas informações você aprendeu tudo sobre contabilidade e seus pontos mais importantes.
Ciente da relevância dessa área para negócios de diversos portes e setores, é essencial ter serviços contábeis estratégicos e de qualidade para ajudar o alcance de resultados para o negócio.
Para simplificar a terceirização e fazê-la com segurança, conheça os serviços de contabilidade terceirizada do oHub!
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer