A terceirização de segurança é uma das áreas que mais vem crescendo nos últimos anos, superando até mesmo outras áreas em que a terceirização é muito forte como limpeza, logística, alimentação, etc.
A legislação vem atendendo também esse setor, criando melhores condições para os prestadores de serviço, ao mesmo tempo em que não abre mão de algumas situações, como a participação solidária no caso de inadimplência da prestadora em casos de pagamento de salários ou de justiça trabalhista, mas isso é mantido com vistas a garantir que a contratante conduza o processo da forma como exigida, ou seja, com o acompanhamento criterioso da situação da contratada.
Para o contratante, a terceirização de segurança, portanto, ainda traz grandes vantagens, sendo atrativas e muito mais cômodas, e resolvendo problemas que não precisam tomar parte nas atividades administrativas.
Por que a terceirização de segurança é vantajosa?
Sob diversos pontos de vista, a terceirização de segurança traz vantagens para o contratante, e podemos destacar as principais, levantando também os cuidados necessários para que não possam advir da contratação problemas futuros:
· Terceirização de segurança proporciona redução de custos
A terceirização de segurança traz redução de custos para a empresa, entidade ou condomínio contratante, já que não precisa se preocupar com recrutamento, seleção, treinamento ou mesmo com as despesas trabalhistas geradas por uma contratação de empregados.
é possível obter economia na folha de pagamento, nos custos anuais, onde se deve computar 13° salário, férias e aviso prévio, horas extras e outras verbas, além de custos com uniformes e equipamentos de proteção, com treinamento e suporte.
A necessária precaução com relação aos custos é a verificação da qualidade dos serviços prestados, o que deve levar o contratante a verificar a situação real da empresa terceirizada, através de outros clientes e com a análise da documentação.
· Terceirização de segurança minimiza gerenciamento de empregados
O contratante, quando faz a terceirização de segurança, não tem entre suas obrigações o gerenciamento de empregados, elimina a burocracia trabalhista e reduz o seu trabalho de orientar os funcionários.
Os cuidados a serem tomados com a terceirização de segurança é a alta rotatividade dos funcionários, garantindo que possa haver permanência mais efetiva de cada um em seu posto de trabalho, criando maior integração com os próprios funcionários e proporcionando a segurança necessária.
· Terceirização de segurança otimiza o tempo
Na terceirização de segurança, o contratante não precisa se preocupar com a qualificação dos profissionais contratados, principalmente ao necessitar de atendimento imediato. Na falta de um profissional ou em casos de licença, quem se preocupa com a substituição é a empresa terceirizada, que deve manter a prestação dos serviços.
Você pode receber orçamentos totalmente gratuitos sobre terceirização.
O oHub faz todo o trabalho de pesquisa.
- Em até 24 horas você irá receber pelo menos 5 propostas.
- Economize tempo e dinheiro.
- Tenha as melhores propostas
Para essas situações, no entanto, o contratado precisa garantir a substituição com os mesmos critérios do profissional substituído, o que demanda acompanhamento da contratante.
· Terceirização de segurança reduz riscos de processos trabalhistas
Um dos grandes problemas que todas as empresas, entidades ou condomínios carregam são as reclamações trabalhistas, que podem ser geradas por qualquer empregado, mesmo que se trabalhe dentro da legislação. O problema trabalhista, na terceirização de segurança, é da empresa contratada.
No caso de o contratante responder como solidária, questão estabelecida em legislação, os cuidados a serem tomados é o acompanhamento por parte da contratante do cumprimento de toda a legislação trabalhista, verificando o recolhimento de contribuições, o pagamento em dia dos salários, o controle de horas extras, etc. Este acompanhamento deve estar regido por cláusulas contratuais, devendo a empresa terceirizada apresentar mensalmente os documentos que comprovem o cumprimento das regras trabalhistas.
· Terceirização de segurança reduz o suporte administrativo
Para o contratante, a terceirização de segurança minimiza os problemas de suporte administrativo, propiciando que os recursos sejam voltados para atividades mais importantes, mantendo o foco da produtividade.
Ao contratar uma empresa para terceirização de segurança, no entanto, o contratante deve analisar com cuidado a situação da empresa, seu histórico juntos aos outros clientes e, principalmente, as condições de trabalho oferecidas aos seus funcionários.
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de terceirização de segurança, nós do oHub podemos ajudar. Faça uma cotação e receba as melhores propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que realizam terceirização de segurança.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |