Não há como negar que todo edifício passa por riscos de ocorrência de incêndio, situação que existe constante manutenção de todas as instalações necessárias para sua prevenção. A manutenção de pressurização de escadas é um item importante para evitar ocorrências que podem ser fatais no caso de um incêndio.
Um incêndio pode provocar inúmeros danos, não apenas materiais, mas também com relação à vida das pessoas, com possibilidades de queimaduras e, principalmente de intoxicação, causada pela inalação de fumaça. Assim, é importante que o edifício – moradia ou comercial – esteja devidamente inserido nas recomendações e legislação sobre segurança, resguardando a vida das pessoas e garantindo que nada lhes ocorra em caso de uma ocorrência desse tipo.
Um dos itens importantes para a prevenção de ocorrências mais graves é a pressurização das escadas, uma forma eficaz de evitar que a fumaça fique acumulada nesses ambientes, garantindo uma rota de fuga eficiente para as pessoas e evitando tumultos desnecessários em caso de necessidade de evacuação do local.
A manutenção da pressurização de escadas deve ser feita por empresas especializadas, que tenham conhecimento e que se apresentem certificadas, com aprovação dos órgãos municipais e do Corpo de Bombeiros, instalando e mantendo a pressurização de escadas dentro dos padrões necessários para evitar tragédias.
Como é feita a pressurização de escadas?
A pressurização de escadas é montada com dutos instalados nas escadas dos edifícios, podendo funcionar manual ou automaticamente, sempre que se observar a presença de focos de incêndio, usando o detector de fumaça, que é próprio do sistema de prevenção de qualquer edifício.
Os dutos devem acionar os extintores, que trabalham insuflando o ar no espaço das escadas, impedindo que a fumaça e os gases tóxicos tomem conta do local, garantindo uma rota de fuga segura para os moradores ou trabalhadores do edifício.
A pressurização de escadas é obrigatória em todo o Estado de São Paulo, através do decreto 897/76 e da portaria 0156/2000 do Corpo de bombeiros. O sistema de pressurização de escadas, além de fornecer a rota de fuga, também auxilia o trabalho do Corpo de Bombeiros, seja no momento da evacuação das pessoas ou quando há a necessidade de entrar para debelar os focos de incêndio no local.
A fumaça é um dos principais problemas de qualquer incêndio, uma vez que impede a visão e prejudica a orientação de quem está no local, havendo ainda a possibilidade de gases tóxicos ou de produtos inflamáveis, com toxinas que podem fazer com que as pessoas percam a consciência em poucos minutos.
Pressurização de escadas: segurança em primeiro lugar
Para qualquer edifício, a segurança deve estar em primeiro lugar e é essa segurança que demanda a instalação e manutenção do sistema de pressurização de escadas. É necessário garantir que todas as pessoas tenham condições de evacuar o prédio de forma segura em caso de incêndio, evitando inalar vapores tóxicos.
A pressurização de escadas é uma exigência em virtude do grande número de óbitos causados pela inalação de fumaça e gases tóxicos, muito mais do que por queimaduras. Grande parte das pessoas que inalam gases tóxicos permanecem com sequelas respiratórias graves.
A instalação e manutenção do sistema de pressurização de escadas é fácil de ser mantida, tanto em prédios novos como nos mais antigos. Em qualquer construção, o sistema pode ser instalado com facilidade, atendendo a legislação e proporcionando maior segurança às pessoas que frequentam o local.
Após a instalação do sistema de pressurização de escadas é necessário que o Corpo de Bombeiros faça a perícia, para a liberação do local, concedendo a permissão para seu uso, exigindo, no entanto, que seja apresentada uma certificação de manutenção do sistema todos os anos.
No caso de ocorrência de incêndio, o sistema de pressurização de escadas mantem o ar dentro da escada sob pressão, evitando que a fumaça e os gases tóxicos cheguem nesse espaço, mantendo-o livre das substâncias que poderiam impedir uma rota de fuga segura em situações de emergência.
O sistema de pressurização de escadas é montado através de um arranjo eletromecânico de ventilação forçada, insuflando o ar no espaço da escada e mantendo sua pressão acima da pressão atmosférica externa, não permitindo a entrada dos gases nocivos e da fumaça.
O sistema de pressurização de escadas é composto de um ventilador, acionado com motor elétrico, montando em um compartimento isolado. O ar externo é captado a atmosfera exterior, passando por um filtro de partículas e seguindo pelo duto de descarga, até chegar à escada de emergência. O sistema pode ser acionado manualmente, através de botoeira instalada na portaria do edifício, ou acionado diretamente no quadro elétrico do ventilador, ou mesmo automaticamente, pelo sistema de detecção de incêndio.
A manutenção do sistema de pressurização de escadas deve ser feita de acordo com as determinações do Corpo de Bombeiros, garantindo que esteja funcionando quando, e se, houver necessidade.
Ideias Dicas para fazer seu negócio crescer