Para atender a legislação trabalhista, toda e qualquer empresa com mais de 10 funcionários registrados deve adotar uma das três modalidades de registro de ponto dos empregados: o registro manual, o mecânico ou o ponto eletrônico online ou local.
Dentre os três, os relógios de ponto eletrônicos se tornaram a modalidade mais interessa, já que permite ao empregador manter maior controle sobre o número de horas trabalhadas, bem como de faltas de horas extras.
Dentro de uma empresa, o profissionalismo e a transparência são requisitos básicos para o relacionamento entre a empresa e o empregado, devendo ser parte do cotidiano. O funcionário, ao entrar no ambiente de trabalho, indica o início de sua jornada, atendendo as bases do contrato e exercendo suas funções.
O registro de ponto é a melhor ferramenta para manter as regras sob controle e, além disso, uma necessidade exigida pela legislação que, em suas últimas alterações, determina que o empregado tenha consigo uma cópia dos registros feitos durante o período de apuração da folha de pagamento.
Diferenças entre os sistemas de ponto eletrônico online e os demais
O registro de ponto manual, num livro ou folha de ponto, pode ser simples e mais barato, mas extremamente trabalhoso para o gestor, que deve preencher tabelas e analisar dados manuscritos, exigindo tempo e dedicação. No sistema de ponto eletrônico online, tudo se torna mais simples.
Ao se trabalhar com o ponto mecânico, também chamado cartográfico, o trabalhador se utiliza de um cartão que imprime o horário de entrada e saída, sendo um sistema totalmente obsoleto, já que não permite que o empregado tenha sua cópia do registro, ao contrário do ponto eletrônico online, que lhe oferece um arquivo com seus registros de entrada e saída.
Esses sistemas já não funcionam diante da nova legislação, mesmo porque os dois tipos de registros, além de dificultar investigações no caso de processos trabalhistas, podem até mesmo serem rejeitados como provas, algo que não ocorre com o ponto eletrônico online, que grava todas as informações necessárias e as mantém com segurança.
Entre os dois sistemas mais modernos de registro de ponto estão o ponto eletrônico, com um sistema automatizado que facilita a gestão dos dados e do controle, oferecendo também maior segurança, tanto para a empresa quanto para o trabalhador, evitando a possibilidade de fraude ou alteração de informações referentes à jornada de trabalho, e o ponto eletrônico online, que elimina qualquer equipamento, permitindo o registro também com a segurança necessária.
Receba orçamentos grátis e sem compromisso de sistemas de controle de ponto.
O oHub faz o trabalho de cotação para você.
- Receba no mínimo 5 propostas em até 24 horas
- Economize tempo
- Tenha os melhores preços
Como funciona o ponto eletrônico online
O sistema de ponto eletrônico online permite que a empresa possa acompanhar se os empregados estão cumprindo com sua jornada de trabalho de forma regular, enquanto que, para o trabalhador, oferece a garantia de seu registro diário, arquivados com segurança, conforme determina a legislação.
A portaria 1.510/2009 do Ministério do Trabalho e Emprego exige um sistema de registro eletrônico padronizado, permitindo que as anotações de entrada e saída dos empregados sejam computadas e registradas fielmente, além de tornar obrigatória a emissão de comprovante ao empregado, garantindo que não haja qualquer ação que possa alterar o sistema.
Com o sistema de ponto eletrônico online, o empregado tem conhecimento do seu arquivo de registro de ponto, que é feito de forma automática, não podendo usar horários predeterminados ou somente o horário contratual, não permitindo também que sejam feitas alterações nos dados.
O sistema de ponto eletrônico online mostra-se muito mais seguro, permitindo que nem a empresa nem o empregado sofram com ações na justiça no futuro, já que a rotina diária de trabalho está armazenada em segurança, podendo ser consultada a qualquer momento através dos arquivos digitais.
Além disso, o sistema de ponto eletrônico online é a melhor opção para descartar o uso de equipamentos, como os relógios eletrônicos, permitindo que os empregados possam registrar o seu ponto diariamente através do notebook, de um tablet, de um smartphone ou de qualquer computador que tenha acesso à internet.
O sistema de ponto eletrônico online ainda permite a opção de utilizar o leitor biométrico, lembrando que os sistemas biométricos conferem maior segurança, impedindo falsificações ou registros impróprios.
Como vantagem, da mesma forma que qualquer sistema informatizado, o sistema de ponto eletrônico online faz o cálculo das horas trabalhadas, de horas extras e de faltas dos colaboradores, sendo um programa completo para tratamento de ponto.
E se você quer contratar um fornecedor para realizar um serviço de ponto eletônico online, o oHub pode ajudar. Faça uma cotação e receba diversas propostas com um só pedido ou veja a lista de empresas que oferecem sistemas de controle de ponto online.Caso seja um fornecedor, cadastre-se no oHub para conquistar novos clientes. |