Empresas administradoras de condomínios são companhias responsáveis pela gestão de um condomínio. Na prática, elas são contratadas pelo síndico a fim de prestar suporte às suas atividades em áreas como recursos humanos, financeiro, fiscal, jurídico e demais setores que fazem parte do dia a dia do empreendimento.
Nós, do oHub, vamos te explicar tudo sobre o assunto, para que você entenda o que uma administradora de condomínio faz, quanto custa, como funciona e que tipo de benefícios gera para o empreendimento, para o síndico e para os condôminos.
Primeiramente, é importante ter clareza de que a finalidade na contratação de uma empresa de administração de condomínios é otimizar a performance na gestão das rotinas deste empreendimento, tendo em vista seu caráter multidisciplinar.
Inclusive, é justamente devido à complexidade dessas atividades que se faz necessário que o síndico seja amparado por empresas especializadas no ramo.
E, apesar de ser o síndico quem contrata o serviço, a escolha da administradora de condomínio precisa ser aprovada pela maioria dos condôminos em uma assembleia.
Mas afinal, quais são as atribuições desse tipo de companhia? O que uma administradora de condomínios faz?
Os objetivos da administração, de modo geral, são: dirigir, planejar, organizar e controlar o uso de recursos de uma instituição, de modo que ela possa funcionar de forma plena.
Em um condomínio não poderia ser diferente. Logo, podemos dizer que o foco das empresas administradoras de condomínios é garantir o bem-estar dos condôminos.
Com base nisso, você deve estar se perguntando: “afinal, quem fiscaliza as administradoras de condomínios?”
Apesar de não existir uma lei específica que estabeleça o serviço prestado pelas administradoras de condomínio, ela está regulamentada por meio do Artigo 653 do Código Civil, o qual frisa o contrato existente entre o contratante e a administradora:
“Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato.”
Agora que você já entendeu o que são empresas administradoras de condomínios, é hora de saber quais são as áreas pelas quais essas companhias são responsáveis.
Em linhas gerais, elas prestam auxílio ao síndico em sua gestão condominial.
Apesar de não substituir o papel do gestor, as empresas de administração de condomínios são essenciais para que todas as atividades pertinentes ao setor sejam cumpridas de forma eficaz, tendo sempre como norte o bem-estar dos moradores.
Para isso, trabalham com objetivos mais amplos, tais como:
- promover a manutenção de um ambiente saudável e agradável para os condôminos;
- pensar em melhorias estratégicas para garantir acessibilidade;
- desenvolver métodos para a mediação de conflitos;
- prestar o apoio necessário em funções técnicas, tributárias, operacionais e legais.
“Mas essas não são atribuições do síndico?”
Na verdade, essa é uma dúvida muito comum, e nós vamos explicar!
Afinal, qual a diferença entre o síndico e uma administradora de condomínios?
Quando se fala sobre as atribuições que um administrador possui, é muito fácil confundir sua atuação com a do próprio síndico. Afinal, não seria o síndico o principal administrador do condomínio?
Apesar de ambos estarem focados em garantir o bem-estar dos condôminos e o pleno funcionamento do condomínio em si, eles exercem funções diferentes. Funções essas que são complementares e fundamentais. Vamos entender melhor:
Síndico
Em linhas gerais, a principal função do síndico é cumprir o papel jurídico do condomínio. Ou seja, além de se manter constantemente preocupado com o bem-estar e a convivência dos moradores, é ele também o responsável por responder legalmente pelo condomínio, representando-o em qualquer situação.
Ademais, ele também é incumbido de convocar e guiar as assembleias ordinárias do condomínio. Para isso, é seu dever abordar pautas pertinentes e do interesse de todos os condôminos, bem como buscar meios de realizá-las posteriormente.
Ou seja, é possível resumir a atuação do síndico em três pontos:
- representação jurídica;
- realização de assembleias;
- manutenção do condomínio.
Administrador de condomínios
Este profissional, por sua vez, é responsável por prestar apoio e assessoria ao síndico em todas as suas atribuições. E, além dos papéis já executados por empresas administradoras de condomínios, a ele cabe também a gestão dos Recursos Humanos, bem como:
- fazer a gestão das inadimplências;
- organizar as receitas e despesas do condomínio;
- contratar e administrar empresas prestadoras de serviços (para fins de portaria e limpeza, por exemplo).
Até aqui já explicamos o que são e o que fazem as empresas administradoras de condomínios, quem as fiscaliza, de que forma atuam junto ao síndico e qual a sua importância. Contudo, quais são suas funções na prática?
Entre as principais, temos:
- gestão das áreas administrativa, recursos humanos, financeira e jurídica;
- suporte no que diz respeito a informações técnicas para tomada de decisões, tanto do síndico, quanto do conselho consultivo;
- gerenciamento de arquivos e documentos obrigatórios para o condomínio;
- gestão de equipamentos de segurança;
- administração das áreas comuns, controle e cobrança de aluguéis;
- gerenciamento de prestação de serviços;
- gestão de consumo de luz, água, entre outros custos.
E se você quer saber quanto custa uma administradora de condomínio, é importante ter em mente que os valores cobrados dependem de aspectos como o tamanho do condomínio, número de moradores etc. Para passar uma noção aproximada, o custo deste serviço varia entre 3 a 7% das despesas mensais do empreendimento.
Agora, para falar um pouco dos benefícios na contratação de uma administradora de condomínios, podemos citar:
- gestão profissional nas diversas rotinas do empreendimento;
- otimização da administração de recursos para seu melhor aproveitamento;
- suporte especializado para questões jurídicas e cobrança de inadimplentes;
- consultoria experiente para a contratação de serviços terceirizados;
- otimização da gestão financeira e maior controle das contas a pagar;
- acesso a ferramentas e tecnologias focadas na gestão de condomínios.
Atualmente existem diversas empresas que prestam serviços de administração de condomínios. Naturalmente, você deve querer saber quais as melhores, certo?
Essa busca deve ser cuidadosa, já que o principal objetivo da parceria é oferecer aos condôminos mais qualidade de vida. Por isso, é importante saber como contratar uma administradora de condomínios. Alguns pontos que devem ser considerados para uma escolha segura e acertada, são:
- reputação da empresa: se informe, busque depoimentos e converse com pessoas que já usufruíram do serviço para embasar a sua decisão;
- tempo de mercado: este costuma ser um forte indicador de solidez, mas não de forma isolada, é preciso analisá-lo junto de outros fatores;
- serviços oferecidos: considere as maiores necessidades do seu condomínio e certifique-se de que a administradora atenda a esses requisitos básicos;
- qualidade do suporte: só de entrar em contato já é possível ter uma ideia da qualidade do atendimento, portanto, considere isso em sua avaliação.
Para contratar uma administradora de condomínio, o primeiro passo é analisar as empresas que fornecem esse tipo de serviço. Busque por indicações e analise avaliações de quem já foi cliente. Assim você terá uma boa noção da qualidade do serviço prestado por elas.
Após reunir as melhores opções e conferir seu histórico no mercado, é hora de solicitar orçamentos. Afinal, só dessa forma será possível escolher a empresa que melhor atende às necessidades do seu condomínio, considerando o custo benefício.
Porém, sabemos que buscar bons prestadores de serviço nem sempre é uma tarefa fácil, mas o oHub está aqui para te ajudar a ganhar tempo e encontrar boas opções!
Para isso, preparamos uma lista das melhores empresas administradoras de condomínio do Brasil, que você confere logo abaixo.
E tem mais! Usando o oHub você consegue fazer cotações com várias companhias preenchendo um único formulário, e recebe as propostas rapidamente.
Clique no botão abaixo e solicite seu orçamento agora mesmo!