Já pensou que oferecer benefícios empresariais aos seus colaboradores pode ser uma das principais maneiras de fazer com que o seu negócio se torne atrativo para os profissionais?
Sabemos que o ativo mais importante de qualquer empresa são as pessoas que trabalham ali. Sendo assim, nada mais justo que você, enquanto empregador, invista em maneiras de mantê-las engajadas e satisfeitas, certo?
Basta pensar que, sem bons funcionários, dificilmente os resultados chegarão da maneira desejada. Tudo isso indica que “gastar dinheiro” com esses benefícios é, na verdade, uma forma de investir no seu próprio negócio.
Ou seja, além de um salário justo, esses complementos são uma maneira inteligente de diminuir a taxa de turnover e aumentar a retenção de talentos.
Então, o que são benefícios empresariais? O que exatamente podemos entender por esse termo? São recursos (em dinheiro ou serviços) proporcionados ao trabalhador e que têm, como objetivo, melhorar a sua qualidade de vida.
Sendo assim, os diferentes complementos oferecem acesso à saúde, à educação, à mobilidade, à alimentação, à cultura, ao lazer e a diferentes outros recursos. É claro que tudo isso irá depender da empresa.
Isso porque os benefícios corporativos considerados flexíveis não são obrigatórios, diferentemente daqueles exigidos pela da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Por exemplo:
- 13º salário;
- vale-transporte;
- FGTS;
- contribuição ao INSS;
- férias remuneradas, entre outros.
Todos esses são considerados direitos do trabalhador e, por serem previstos por lei, as empresas têm a obrigação de pagar por eles (quando esse for o modelo de contrato). Basicamente, são recursos que garantem mais segurança ao trabalhador, assim como permitem a sua locomoção até o trabalho.
Isso é tudo? Certamente não! Entendendo estes aspectos, dá para perceber por que os benefícios empresariais são tão valorizados pelos trabalhadores.
Afinal, tais programas asseguram que os colaboradores acessem bens ou serviços dos quais eles dificilmente desfrutariam de outra forma. Principalmente, sem que precisem investir grande parte do seu salário.
Já entendeu os benefícios e quer saber como contratar esse serviço para seu negócio? Saiba que tudo isso pode ser organizado e planejado por empresas de gestão de benefícios.
As empresas contam com equipes de profissionais especializados na administração dos recursos oferecidos aos colaboradores, considerando o perfil dos funcionários e as suas principais demandas.
Por isso, os principais passos para fazer esse trabalho de maneira eficiente incluem:
- conhecer o perfil dos colaboradores, ofertando o que realmente interessa a esse público, além da possibilidade de ter opções flexíveis para diferentes pessoas;
- desenvolver uma política de benefícios da organização, com regras claras, especialmente sobre premiações e bonificações financeiras;
- analisar o custo-benefício para garantir que a proposta elaborada esteja dentro do orçamento da organização.
Como você viu, é possível contratar uma companhia que presta o serviço de gestão de benefícios corporativos. Dessa forma, você não precisará se preocupar com detalhes, pois terá uma equipe especializada no assunto e com as melhores referências fazendo a parte gerencial do trabalho.
Ainda assim, é fundamental conhecer quais são os tipos de benefícios empresariais, certo? Os principais são:
1. Plano de saúde
Conforme aponta a pesquisa da Metlife, trazida anteriormente, esse é um dos benefícios mais valorizados pelo trabalhador, por oferecer um cuidado fundamental com a saúde. Além disso, pode ser bem visto pelos empregadores, pois é uma maneira de garantir que os funcionários estejam saudáveis para executar o seu trabalho.
Neste caso, as empresas devem firmar parcerias com operadoras de convênio médico que, por meio de uma adesão coletiva, cobram preços mais baixos por cada plano.
Contudo, é necessário ter atenção para tomar a melhor decisão, considerando o tipo de plano, a rede referenciada, o local de atendimento, entre outras particularidades.
2. Vale-refeição e/ou vale-alimentação
As duas opções apresentam-se como recursos mais bem aproveitados do que a cesta básica. Isso porque o vale-refeição permite que o profissional coma em restaurantes e outros locais durante o seu horário de almoço, sem a necessidade de levar marmita, por exemplo.
Já o vale-alimentação concede ao trabalhador a possibilidade de comprar o que precisar no mercado, sem limitar-se apenas a alimentos, incluindo também itens de higiene básica ou produtos de limpeza.
3. Previdência privada
A previdência privada é uma forma de garantir que o colaborador consiga se aposentar sem grandes perdas. Ou seja, é uma maneira de diminuir as incertezas em relação ao seu futuro.
As companhias estruturam um plano junto com um parceiro financeiro. O benefício funciona como um fundo, em que mensalmente o colaborador deposita parte do salário (feito por meio de desconto na folha) e a empresa faz um depósito proporcional, aumentando o valor.
4. Seguro de vida
O seguro de vida é outro benefício empresarial que traz muito mais tranquilidade às pessoas, exatamente por poder ser usado em um momento imprevisível.
Seu objetivo é oferecer uma proteção maior no caso de eventos críticos, auxiliando a família a minimizar as dificuldades financeiras.
5. Auxílios
- Educação: toda empresa deveria investir no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. O auxílio educação é uma maneira de garantir isso, seja com cursos da escolha do profissional (como de idiomas, por exemplo), ou de algo relacionado ao trabalho que executa;
- Creche: funcionários com filhos normalmente têm despesas extras e essa, certamente, é uma maneira de valorizar este trabalhador, disponibilizando um valor mensal destinado ao cuidado pedagógico de suas crianças menores de 3 anos;
- Home-office: caso o colaborador trabalhe de casa, provavelmente ele terá gastos a mais com internet, luz, equipamentos e acessórios. Essa é uma forma de garantir que o profissional esteja cuidando da sua saúde (ergonomia) e mantendo uma boa qualidade de vida.
Contudo, esses são apenas alguns dos principais benefícios. A lista é grande e eles podem ser adaptados de acordo com as necessidades de seus colaboradores e, é claro, com o orçamento da sua empresa.
Mas, então, quais as vantagens para sua organização? Por que contratar benefícios empresariais? Os maiores motivos para isso são:
- valorização do profissional;
- aumento da satisfação do colaborador;
- maior retenção de talentos e diminuição da rotatividade na empresa;
- melhora da saúde e do bem-estar dos funcionários;
- profissionais mais produtivos e motivados, o que leva a melhores resultados.
Tudo isso parece interessante? Quer saber onde contratar o serviço de benefícios empresariais?
A terceirização pode ser usada como uma ferramenta, auxiliando em todos os processos nos quais as equipes da sua empresa não são especialistas. Tudo isso de forma prática, ágil e, principalmente, com ótimo custo-benefício.
Então, onde contratar um negócio que presta o serviço de benefícios empresariais? Quais as melhores?
Sem dúvidas, alternativas não faltam. Você pode pesquisar em diferentes ferramentas e redes sociais, mas provavelmente terá que encontrar cada empresa por conta própria, entrando em contato e solicitando o orçamento individualmente.
Por conta disso, talvez você perca oportunidades interessantes ou acabe nem conhecendo as melhores opções.
Quer ter a certeza de tomar a melhor decisão para o seu empreendimento? Nesse caso, é importante que você conheça a empresa, busque referências e alinhe o preço à capacidade e à confiança do fornecedor.
No oHub você tem acesso a dezenas de empresas de benefícios corporativos. Basta acessar a plataforma, solicitar uma cotação, e, com um único pedido de proposta, você recebe vários orçamentos. Tudo isso gratuitamente.
Confira abaixo a lista de empresas que fazem o serviço de benefícios empresariais que selecionamos especialmente para você!