Contar com uma central de monitoramento 24 horas é uma das principais formas de inibir roubos e invasões de propriedades, tanto residenciais quanto comerciais.
Mais do que isso, é uma maneira de trazer celeridade e efetividade ao serviço de segurança patrimonial. Afinal, ao perceber qualquer situação de risco, a central envia um alerta e aciona reforços para dar suporte e apoio no local de ocorrência, agilizando o atendimento.
Principalmente nos grandes centros urbanos, o serviço se torna cada vez mais essencial. Nesse sentido, como contratar uma boa empresa de monitoramento e segurança? Como exatamente funciona esse trabalho?
O que é uma central de monitoramento 24 horas? Basicamente, é uma instalação dedicada a este posto, que opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o propósito de monitorar sistemas de segurança, alarmes, câmeras de vigilância, sensores e outros dispositivos de monitoramento.
Seu principal objetivo é garantir a segurança e a proteção de residências, empresas, propriedades e pessoas.
Pensando nisso, também é válido saber como funciona uma central de monitoramento 24 horas. Veja uma descrição de como esse serviço normalmente ocorre.
1. Instalação de dispositivos
Para começar, os dispositivos de segurança e monitoramento são instalados na propriedade que precisa ser monitorada. O processo pode incluir câmeras de segurança, sensores de movimento, sensores de porta/janela, sistemas de alarme, detectores de fumaça, detectores de monóxido de carbono e outros dispositivos relevantes.
2. Conexão à central
Os dispositivos são conectados à central de monitoramento 24 horas por meio de uma conexão segura. A instalação pode ser feita por meio de uma linha telefônica, internet de alta velocidade, celular ou uma combinação dessas opções.
3. Monitoramento em tempo real
A central de monitoramento é equipada com profissionais treinados que fiscalizam constantemente as informações e eventos gerados pelos dispositivos conectados, que incluem imagens de câmeras de segurança, leituras de sensores e informações de alarmes.
4. Detecção e resposta a eventos
Quando um evento é detectado, a central de monitoramento é notificada imediatamente, tomando as medidas apropriadas com base no tipo de acontecimento e nas instruções pré-determinadas.
As ações podem incluir:
- notificação das autoridades: em caso de uma situação de emergência, como intrusão, incêndio ou outro evento crítico, a central pode notificar imediatamente a polícia, os bombeiros ou outros serviços de emergência;
- contato com o proprietário: pode ser contatado por telefone, mensagem de texto, e-mail ou notificação por aplicativo móvel para informar sobre o evento;
- verificação de vídeo: se câmeras de segurança estiverem instaladas, a equipe de monitoramento pode verificar as imagens em tempo real para avaliar a situação;
- tomada de medidas específicas: dependendo da situação, a central de monitoramento pode acionar alarmes sonoros, desativar sistemas de segurança, acionar dispositivos de controle de acesso ou seguir um protocolo de resposta predeterminado.
Além disso, há o registro de eventos, em que todas as ações e ocorrências são documentadas para referência futura e para fins de análise, o que pode ser útil em investigações ou para elaboração de relatórios de segurança.
5. Comunicação contínua
A central de monitoramento continua resguardando a propriedade, mesmo após a ocorrência de um evento, para garantir que não haja outras atividades suspeitas.
6. Suporte ao cliente
Além da segurança, algumas centrais de monitoramento oferecem outros serviços, que podem incluir o suporte técnico e a manutenção preventiva.
O primeiro serve para que, se você tiver algum problema com seu sistema de segurança, como um alarme que não funciona corretamente ou um sensor que precisa ser substituído, possa entrar em contato com a central de monitoramento para obter assistência.
A orientação pode vir por telefone, por meio de ajuda remota para solucionar problemas ou do envio de um técnico para fazer reparos no local, se necessário;
Já algumas empresas de monitoramento oferecem serviços de manutenção preventiva, que envolvem visitas programadas para verificar e testar todos os componentes do sistema de segurança, garantindo que estejam funcionando corretamente.
Esse processo ajuda a identificar e resolver problemas antes que se tornem críticos, mantendo o sistema confiável.
Tudo isso mostra que o objetivo principal de uma central de monitoramento 24 horas é garantir que, em caso de emergência ou atividade suspeita, a resposta apropriada seja acionada de forma rápida e eficiente para proteger vidas e propriedades.
Agora que você já conhece como funciona e os benefícios do trabalho, fica a dúvida: onde contratar uma empresa que presta os serviços de central de monitoramento 24 horas?
Podemos ajudar com isso, afinal, o oHub é um dos principais lugares para encontrar e contratar as empresas e os fornecedores mais qualificados do país.
Em nossa plataforma, você inicia o processo de cotação e, em 5 minutos, tem acesso a contatos qualificados com um único pedido.
Assim, você economiza tempo e descobre os melhores preços de forma descomplicada e sem dor de cabeça!
O que você está esperando para encontrar as melhores empresas de monitoramento? Solicite agora mesmo um orçamento e receba propostas com rapidez e praticidade!