Quais as vantagens de terceirizar serviços de limpeza?
- contratar um fornecedor experiente com padrão de qualidade reconhecido;
- ter profissionais ágeis e eficientes, executando os serviços de limpeza comercial;
- ter uma equipe especializada e bem treinada a frente dessa função;
- diminuir os riscos de erros de contratação que fica por conta da empresa terceirizada (apesar disso, não deixe de conferir se o fornecedor é 100% regularizado);
- aumentar a produtividade da equipe interna que ficará focada em oferecer atendimento de qualidade;
- reduzir os custos, pois contratar uma empresa de limpeza comercial sai mais barato do que fazer a contratação direta de uma equipe;
- aumentar a satisfação do cliente com a experiência de compra na loja.
Como elaborar um checklist de limpeza de lojas?
Para montar um checklist de limpeza você deve considerar as áreas que devem ser higienizadas, as atividades realizadas, a periodicidade de cada tarefa e os materiais utilizados.
Como fazer o cronograma de limpeza de loja?
Para criar um cronograma de limpeza, devem ser considerados três fatores:
- as atividades que devem ser feitas e locais a serem higienizados;
- definir a periodicidade de cada atividade, isto é, entre dias, semanas ou meses;
- estabelecer quem será o responsável pelas tarefas, seja por setor ou por experiência, por exemplo.
Quanto custa o serviço de limpeza terceirizado?
Um serviço de limpeza terceirizado pode custar entre R$ 735 e R$ 11.100.
O valor vai depender do tamanho da loja, período de trabalho, número de funcionários e de dias trabalhados.
Leia a análise completa e entenda o que influencia na variação das propostas no post: Como cobrar por serviços terceirizados: preços de limpeza e faxina.
Como se limpa uma loja?
Para organizar a limpeza de lojas, o passo a passo para executar as tarefas pode ser o seguinte:
- siga a periodicidade de limpeza especificada no contrato — diária, semanal ou mensal;
- defina um horário para realizar os serviços de limpeza comercial, de preferência fora do período de funcionamento;
- divida a equipe para que uma parte fique na limpeza da fachada, outra no interior da loja e outra na parte administrativa/estoque;
- tire todos os obstáculos como tapetes e puffs para a limpeza do chão;
- limpe as vitrines e prateleiras com cuidado, tirando os produtos e borrifando o produto no pano para não respingar nas mercadorias e embalagens;
- use as EPIs e produtos de limpeza específicos para se proteger e obter o melhor resultado na limpeza;
- recoloque os produtos no lugar, assim como tapetes, puffs e outros itens.
Como lavar os vidros de uma loja?
Na hora de lavar os vidros de uma loja, tire a poeira dos cantinhos com a ajuda de um pincel primeiro.
Para lavar, utilize soluções prontas de limpeza como os produtos limpa-vidros ou soluções caseiras como uma mistura simples de detergente (4 gotas) em 1 litro de água.
Para aplicar o produto, use o lado macio das esponjas de limpeza ou um pano macio. Para secar, a melhor opção é o papel tolha que não deixa manchas e pelinhos na superfície. Pronto!
O que é limpeza comercial?
A limpeza comercial é um serviço de higienização e manutenção dos ambientes das lojas que permite a circulação de clientes e colaboradores de forma agradável.
Com a ajuda de um cronograma, a equipe de limpeza de lojas, que pode ser terceirizada, realiza todas as tarefas periodicamente.
Os profissionais da empresa de limpeza comercial são encarregados de: lavar, varrer, tirar o lixo, limpar as vitrines, móveis e prateleiras, entre outras tarefas.