Previsto na legislação trabalhista e exigido pelas Normas Regulamentadoras, o serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é de suma importância para as empresas, pois protege colaboradores no local de trabalho, independente de sua função.
A saúde e a segurança estão relacionadas à qualidade de vida das pessoas durante o período de realização de suas atividades laborais. Priorizar esses três pilares proporciona um ambiente saudável para a ascensão individual e coletiva da equipe.
O oHub traz os motivos para focar na Segurança e Saúde do Trabalho (SST) para sua empresa.
O artigo 162, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), traz em sua redação: “As empresas, de acordo com normas a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, estarão obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho.”
Além disso, caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a NR-4 estabelece a obrigatoriedade de contratação de profissionais da área de segurança e saúde do trabalho de acordo com o número de empregados e a natureza do risco da atividade econômica da empresa.
Os serviços exigidos não são somente para garantir a qualidade física dos trabalhadores como também saúde mental, fundamental para um bom desempenho individual ou em grupo.
A depender do ambiente laboral, a chance é maior ou menor para desenvolver doenças ocupacionais e, por este motivo, a prevenção se faz necessária.
Confira alguns agentes que podem ser prejudiciais:
Físicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, entre outros.
Biológicos: bactéria, vírus, protozoário, parasita, fungo, entre outros.
Químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, entre outros
Além dos perigos citados, o serviço de SST explica sobre os perigos de não se ter um ambiente adequado no quesito ergométrico.
Existe um expressivo número de casos de doenças em decorrência da má postura e por causa de movimentos repetitivos. Para evitar que a equipe seja tomada por estes problemas, o serviço indica as mudanças que devem acontecer para não haver profissionais sofrendo com tendinite, dor nas costas, lesão por esforço repetitivo (LER), entre outras doenças.
No mais, o ato da empresa mostrar atenção e preocupação para com seus colaboradores traz motivação para a equipe de modo geral. É uma maneira simples e fundamental de demonstrar que os funcionários não são números, mas sim pessoas que precisam e merecem saúde e segurança.
Colocando o ambiente laboral dentro das normas, o local físico das atividades fica mais organizado e prático oferecendo dinamismo e objetividade para atingir o resultado final.
Portanto, as diretrizes de segurança do trabalho auxiliam na construção de uma cultura forte na empresa, que será difundida por todos os seus membros. Empresas que se destacam no mercado são aquelas humanizadas que valorizam seus colaboradores como os pilares de seu crescimento.
A contratação do serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) costuma ser terceirizada a fim de não onerar na folha de pagamento da empresa e para que haja garantia de que bons profissionais estarão disponíveis para a equipe.
A contratação de empresa que preste o serviço de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é fácil e rápida com o oHub.
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