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Campanha de comunicação interna COVID-19: como criar uma estratégia completa

Criar uma campanha de comunicação interna que tenha como tema central a prevenção e os cuidados necessários com o COVID-19, é uma das necessidades imediatas de empresas que vão receber seus colaboradores após um período de quarentena. 

As campanhas de comunicação interna têm como objetivos informar, educar e engajar colaboradores.

Em uma situação como a que nos vimos encarando em 2020 é fundamental usar esse poder para evitar que a volta ao trabalho acabe por gerar problemas graves dentro da empresa, como a contaminação de colaboradores

Nenhum empreendedor que ver seus colaboradores doentes e pensar em uma campanha de comunicação interna eficiente é uma das formas desse objetivo ser alcançado, mesmo com a volta a rotina. 

Campanha de comunicação interna COVID-19: passo a passo

Para criar uma campanha de comunicação interna de prevenção ao COVID-19 sua empresa deve:

  1. Definir os canais de comunicação
  2. Estabelecer quais temas serão abordados
  3. Criar um calendário para comunicação
  4. Aplicar, na prática, o que está sendo falado

Com esses passos você conseguirá fazer com que a sua mensagem chegue aos colaboradores de maneira contínua, gerando engajamento e conscientização, sem deixar esfriar o tema e sua importância. 

A seguir, explicamos como implementar cada uma dessas etapas, mas antes é fundamental reforçar a importância da participação do departamento de marketing e de uma consultoria de Recursos Humanos, nesse momento da sua empresa. 

Caso você não tenha apoio desses profissionais internamente, considere e terceirização dos serviços para garantir o controle de gastos na empresa e ter acesso a um trabalho com alto padrão de qualidade.  

#1 Defina os canais de comunicação

Uma campanha de comunicação interna, com um tema tão importante, deve considerar diversos canais para manter o assunto sempre na mente dos profissionais da empresa. 

Entre as principais sugestões de canais para sua campanha estão: 

  • TV corporativa;
  • cartazes espalhados pela empresa;
  • campanhas por e-mail;
  • mensagens pelo WhatsApp. 

Cada um desses canais tem uma importância central no combate à contaminação. 

Por exemplo, enquanto a TV corporativa se mantém passando mensagens de como lavar as mãos adequadamente e quais os sintomas do COVID; as mensagens de WhatsApp podem ser programadas para chegar no celular dos profissionais na volta do horário de almoço, lembrando que é necessário que lavem as mãos imediatamente. 

No banheiro e na cozinha, cartazes devem explicar sobre a forma correta de lavar mãos e higienizar alimentos

No vídeo abaixo você confere um exemplo de comunicação para TVs internas. 

#2 Estabeleça quais temas serão abordados

É claro que o tema central é a prevenção ao Coronavírus, entretanto, esse tema desperta muitas dúvidas e inseguranças. 

Entre os temas abordados em sua campanha de comunicação interna inclua: 

  • boas práticas de higiene e limpeza de mãos e alimentos (como limpar e frequência) ;
  • informações gerais sobre os cuidados que a empresa está tomando, garantindo a limpeza adequada também das instalações; 
  • informações sobre como identificar sintomas;
  • boas práticas no dia a dia da empresa como o incentivo ao agendamento de reuniões por videoconferência;
  • conteúdos que ajudem a manter a saúde mental dos colaboradores em dia, reduzindo ansiedade e estresse causados por medo de demissões, por exemplo. 

#3 Crie um calendário para comunicação

É muito comum que depois de um tempo todo mundo relaxe em relação às recomendações de saúde, entretanto, o COVID-19 ainda é uma grande preocupação.

Por isso, organizar um cronograma de conteúdo e atualizá-lo com o passar do tempo vai ajudar você e sua equipe a:

  • organizar o que será falado; 
  • construir novas formas de comunicação;
  • manter a periodicidade.

Na verdade, toda campanha de comunicação, interna ou externa, deve contar com um cronograma que irá garantir a efetividade e o alcance dos objetivos do negócio. 

#4 Aplique na prática o que está sendo falado

Nada melhor do que o exemplo para garantir que sua mensagem será absorvida, por isso, se você diz que se preocupa com seus colaboradores mostre isso, na prática. 

Além de falar sobre prevenção, ajude seus colaboradores a sentirem que sua empresa se importa. Isso é fundamental para:

  • manter a satisfação dos profissionais;
  • impulsionar o engajamento dos colaboradores;
  • garantir uma boa imagem da empresa no mercado;
  • até mesmo, atrair talentos para futuras contratações. 

Entre as medidas que você pode tomar para impulsionar sua campanha de comunicação interna, estão:

  • distribua álcool em gel individual para cada colaborador;
  • evite reuniões com toda a equipe;
  • mantenha uma rotina de limpeza e higienização assídua e diária nas instalações, incluindo mesas dos profissionais, salas, banheiro e cozinha;
  • distribua kit com luvas e máscara;
  • se possível ofereça a opção de flexibilização de horário ou home office (mesmo que em um modelo híbrido) para a equipe. 

Seguindo essas 4 etapas você e sua equipe serão capazes de criar uma campanha de comunicação interna efetiva, que irá contribuir com seus objetivos estratégicos. 

Como adaptar a empresa à nova realidade

O COVID-19 vai passar, entretanto, até lá sua empresa precisa se adaptar às novas necessidades internas e também do mercado. 

Para isso, contar com o apoio de uma consultoria de Recursos Humanos vai ajudar você em áreas como:

  • gestão de documentos, garantindo que todas as decisões e aplicações estejam dentro da lei;
  • motivação dos funcionários;
  • criação de escalas de trabalho eficazes;
  • acompanhamento de índices de produtividade e mais.

Tudo isso visa evitar problemas trabalhistas futuros e auxilia na gestão da equipe e das horas trabalhados. 

Uma das formas de contar com o apoio dessa área, sem investir na contratação de profissionais fixos, é usar a terceirização de serviços a favor da estratégia da empresa e de seus resultados. 

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