Um estudo do professor André Miceli da Fundação Getulio Vargas (FGV) estima que o trabalho remoto, especificamente o home office, deve aumentar 30% depois que a pandemia de coronavírus se estabilizar. Diante desse cenário, as empresas precisam pensar em iniciativas para manter a saúde mental no home office.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como um estado de bem-estar físico, mental e social. Esses três pilares são o equilíbrio para criar uma rotina positiva dentro e fora do escritório.
Depois da fase pós-pandemia, se adaptar às mudanças e as necessidades que ela irá gerar são fundamentais para que as equipes permaneçam unidas e motivadas com o trabalho.
Para fazer uma transição adequada ou começar desde já a implementar mudanças para ter resultados a longo prazo, reunimos sete dicas de saúde mental nas empresas para apoiar os funcionários. Continue lendo!
7 dicas de saúde mental no home office
1- Mantenha uma periodicidade de feedbacks de desempenho
Trabalhar em casa tem muito pontos positivos: não precisar acordar extremamente cedo, pegar transporte público lotado, encarar longas horas de trânsito para ir e voltar são alguns exemplos.
Porém, a longo prazo, o contato com as pessoas do dia a dia de trabalho faz falta e os benefícios podem não ser suficientes para manter a motivação em alta. Esse estado afeta diretamente a saúde mental no home office.
A primeira medida para driblar esse efeito é fazendo feedbacks periódicos para os membros das equipes. Os gestores de cada departamento devem organizar videoconferências para repasses e conversas sobre o desempenho profissional.
Essa medida é eficiente porque demonstra:
– cuidado da empresa com a equipe;
– atenção dos gestores com seus funcionários diretos.
Receber e ter contato com o líder que vê seu trabalho e o orienta no dia a dia tem um impacto positivo na moral de cada membro individualmente.
Esse é um momento para repassar impressões, dar dicas de melhorias, indicações personalizadas para que o membro se desenvolva, etc.
2- Incentive as equipes a fazerem reuniões virtuais
As reuniões de departamento são momentos de interação importantes e que se perdem com a adoção do trabalho remoto.
Porém, como acontece durante a fase do isolamento social, as ferramentas de videoconferências foram o meio para unir as pessoas e encurtar distâncias.
Essa medida é eficiente para continuar aproximando colegas de trabalho e manter os momentos de interação e trocas de ideias.
Oriente os diretores a fazerem as reuniões através de videochamadas, com todos juntos semanalmente ou na periodicidade em que as reuniões já aconteciam.
Algumas sugestões de plataforma para usar são:
- Google Meet;
- Skype;
- Zoom;
- Discord.
Todas os aplicativos acima permitem o compartilhamento de tela e tem versão para smartphone e computador, o que ajuda a mostrar apresentações, passar vídeos, etc.
Uma forma simples de estreitar laços com os colegas de equipe, melhorando a saúde mental no home office.
3- Reforce os canais de comunicação interna
Trabalhar na sede de uma empresa com pessoas em volta, interagindo diariamente é uma das coisas que estimula a sensação de pertencimento.
Para manter essa sensação viva, é importante investir em formas de aproximar a equipe, e o endomarketing (comunicação interna) é importante.
Um exemplo de ação é criar newsletter exclusivas para os funcionários com matérias, dicas e sugestões para otimizar e melhorar a rotina em casa.
O RH pode planejar newsletter especiais com temas como treinamentos gratuitos, dicas de entretenimento e outros assuntos extra trabalho, incentivando a atenção para outras áreas.
Newsletters no estilo ouvidoria para os funcionários enviarem seus pedidos, sugestões e reclamações podem ser outro formato enviado periodicamente.
Adicionar enquetes para votar ideias de eventos e treinamentos são outra forma de interatividade a distância que fortalecem a saúde mental no home office.
4- Realize ciclos de palestras online
Lembra das sugestões e respostas das enquetes coletadas via newsletter? Elas podem ser usadas para planejar ciclos de palestras online.
Convidados mais votados podem falar sobre o trabalho e as novidades do setor. Já os profissionais de áreas correlacionadas podem falar de:
- bem-estar,
- como manter um rotina produtiva,
- como identificar sinais de desgaste,
- dicas de ergonomia, etc.
Esse também é um ótimo gancho para que os próprios profissionais da empresa falem para os colegas e dividam experiências, estudos, dentro outros assuntos.
Abrir esse canal pode incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e motivar a equipe a compartilhar suas ideias.
5- Treine a equipe de RH
Identificar se um funcionário tem algum problema relacionado a saúde mental no home office não é uma tarefa simples.
Por isso, é importante ter uma equipe de RH bem qualificada tecnicamente, mas também que entenda os aspectos mais subjetivos para que eles sejam empáticos nas abordagens.
Assim, como a empresa toda recebe treinamentos, invista em capacitações para o RH ou contrate uma boa assessoria caso você não tenha um departamento exclusivo.
6- Estabeleça uma rotina de trabalho
Uma das armadilhas de trabalhar em casa e que afeta diretamente a saúde mental no home office é trabalhar além do horário.
Para evitar que isso aconteça, crie diretrizes de trabalho para os membros:
- Defina o horário de atividade: de 8h às 18h ou de 9h às 17h?;
- Oriente e sugira horários de pausa para almoço e lanche da tarde;
- Incentive a prática de atividade físicas ou outra atividade relaxante.
É fundamental que a equipe não perca o timing e saiba dividir sua rotina em casa em momentos para trabalhar e para lazer.
7- Ofereça suporte para a criação do home office
De acordo com a CLT, o empregador não é obrigado por lei a reembolsar custos e etc. Porém, vale pensar aqui em uma medida para equilibrar a situação e não desmotivar os membros.
Se a empresa tiver os equipamentos, como computadores e cadeiras pode emprestar aos funcionários. Também pode definir junto com os membros um teto para dar reembolso de despesas.
Vale destacar que se o funcionário não tiver meios para trabalhar em casa, a empresa precisa, sim, fornecê-los.
Ter conforto e bons equipamentos também tem um impacto positivo na saúde mental dos funcionários. Além de manter os padrões de ergonomia mesmo longe da sede.
Melhore sua gestão de pessoas com a consultoria de RH
Sua empresa precisa se adaptar ao trabalho remoto e a saúde mental no home office é uma necessidade atual?
Conheça a lista completa de empresas de Consultoria em Recursos Humanos cadastradas no site da oHub que podem orientá-lo nessa fase.
O passo a passo para solicitar uma proposta é simples e em menos de cinco minutos você contacta diversas empresas com apenas um pedido:
- preencha as informações básicas sobre o serviço que você precisa;
- especifique a localização da sua empresa;
- forneça os dados para contato do fornecedor.
Pronto! Agora é só aguardar as propostas comerciais de fornecedores qualificados.
Economize tempo e obtenha melhores preços. Solicite hoje seu pedido de orçamento.