Sem dúvidas, a internet mudou a forma como muitos negócios operam. A afirmação é ampla e se encaixa em diferentes segmentos, principalmente por conta da transformação digital, que incluiu empresas de variados portes e setores no mundo virtual.
Neste cenário, o Business Intelligence (BI) se tornou essencial para as estratégias de todos que desejam prosperar.
Afinal, se antigamente as decisões eram tomadas com base no que era possível observar (e, muitas vezes, apenas em achismos), a questão é totalmente diferente hoje.
Não à toa, as empresas de Business Intelligence vêm crescendo, assim como os profissionais da área têm ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. Quer entender o motivo?
Ter um BI eficaz ajuda as organizações a fazerem as perguntas certas e, com os dados, encontrar as respostas que precisam.
Para te ajudar a descobrir mais, o oHub preparou um conteúdo completo explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Ainda disponibilizamos uma lista com as melhores companhias prestadoras do serviço no Brasil!
Antes disso, porém, é necessário entender a fundo o que as empresas de BI fazem.
Então, o que é um trabalho de Business Intelligence? Trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias empregadas pelas empresas com o objetivo de analisar os dados e auxiliar a tomada de decisões, tornando-a mais assertiva.
Com o apoio de softwares especializados, o profissional de BI coleta, organiza, analisa e monitora os dados de acordo com o sistema de negócio. A rotina permite que a empresa tenha algumas vantagens estratégicas, que vão desde a otimização de processos até o aperfeiçoamento do relacionamento com o público.
Afinal, os dados são uma maneira de interpretar as interações e ações das pessoas em determinadas situações.
Por isso, as empresas que prestam o serviço de Business Intelligence se encarregam de transformar todos os dados coletados em informações inteligíveis, tornando-as úteis e evidenciando seu valor intrínseco para as empresas.
Pensando nisso, quais são os tipos de trabalhos feitos por empresas de Business Intelligence? Veja a seguir.
- Otimização de softwares de dados, tarefa relacionada à parte mecânica do trabalho. Ocorre quando o profissional precisa trabalhar o aprimoramento e a melhoria contínua dos softwares de coleta de dados, garantindo a qualidade do serviço.
- Organização e manutenção de dados, processo em que o profissional se encarrega de assegurar o acesso facilitado às informações, organizando-as e categorizando-as, além de eliminar aquelas que não são importantes.
- Geração de relatórios estratégicos, como uma forma de "traduzir" tudo o que os dados falam e de torná-los acessíveis para qualquer um. A partir desta etapa, as informações-chave se transformam em uma ferramenta para embasar diagnósticos e apresentá-los ao restante da organização.
- Detecção de oportunidades, afinal, a inteligência vinda dos dados é uma das principais maneiras de identificar novas possibilidades, seja para uma linha de produtos, uma estratégia de comunicação ou alguma mudança de posicionamento.
- Análises preditivas, uma vez que, com os dados atuais, é possível traçar projeções que ajudam as empresas a enxergar possíveis cenários futuros. A partir da avaliação, também entende-se os melhores caminhos e oportunidades para chegar ao objetivo estratégico.
- Análise de tendências e estudos de mercado, feito por meio da observação do que acontece ao redor da empresa, tanto fora quanto dentro do segmento no qual está inserida. O trabalho ajuda a legitimar as hipóteses levantadas, aproximando a organização de seus objetivos.
- Identificação de ações dos concorrentes, como uma maneira de analisar o que é feito por negócios do mesmo nicho, avaliando as estratégias e resultados e compreendendo como os padrões podem influenciar as ações da própria organização.
Observando todas as disciplinas que compõem o Business Intelligence, fica mais fácil entender a importância da área para as empresas, certo?
A seguir, mostramos como o BI ajuda as empresas a tomarem decisões mais assertivas quando são impulsionadas por dados:
- identificando formas de aumentar os lucros;
- analisando o comportamento dos clientes;
- comparando dados com a concorrência;
- acompanhando o desempenho;
- otimizando as operações;
- prevendo o sucesso;
- identificando tendências de mercado;
- descobrindo erros ou problemas.
Além disso, é possível entender a importância do Business Intelligence para as empresas por ser uma ferramenta estratégica que oferece suporte a gestores e empresários, tanto no processo de elaboração quanto na execução do planejamento da corporação.
Uma vez que há a organização e a coleta de dados, que são traduzidos em relatórios estratégicos, a empresa tem subsídios para avaliar as análises preditivas.
A partir de então, com base nos resultados, consegue fazer um planejamento para o futuro, observando desde o histórico do negócio até as informações contidas em dados obtidos em diversas fontes.
Todo esse trabalho permite compreender e mensurar o desempenho da empresa ao longo do tempo, não apenas identificando pontos fortes e fracos. A análise de BI possibilita uma comparação com a concorrência e o aprimoramento de processos, garantindo mais sucesso nas operações futuras.
Se antes os gestores estavam acostumados a tomar decisões apoiados em suas experiências e até na intuição, hoje essa não é mais a questão. Inclusive, tendo uma base tão sólida como os dados, fica muito mais fácil propor novas estratégias que objetivem o crescimento da empresa.
Como já mencionado, tal processo pode ser feito em diferentes áreas da empresa, seja em uma campanha de marketing ou durante a elaboração de um novo produto.
Além disso, as organizações que trabalham com BI têm uma vantagem competitiva no mercado, uma vez que adquirem uma visão ampliada sobre os processos e, principalmente, conseguem entender a percepção dos clientes em relação ao negócio.
Até porque, ao observar as tendências, o trabalho dos concorrentes e o comportamento dos consumidores, fica muito mais fácil tomar decisões e elaborar ações estratégicas.
Mas afinal, onde encontrar as melhores empresas de Business Intelligence? Certamente, existem diversas opções, de modo que procurar individualmente por cada uma se torna bastante trabalhoso.
E se falarmos que você pode simplificar – e muito – todo esse processo? Quer saber como? O oHub tem a melhor curadoria de empresas especializadas, com uma busca que funciona de forma simples e rápida.
Primeiro, você preenche um formulário indicando as suas necessidades. Em alguns minutos, recebe orçamentos de empresas cuja especialidade se conecta à sua demanda. Assim, você pode analisar e escolher aquela que tem tudo o que você procura!