As melhores empresas de Big Data do Brasil trabalham com soluções voltadas para otimizar processos e negócios. Seu objetivo é contribuir com o crescimento de companhias de todos os setores, otimizando suas operações e tornando-as mais competitivas.
Antes de falar sobre o que fazem as empresas de consultoria em Big Data e quais soluções oferecem, é importante entender o que é Big Data.
O termo Big Data se refere a um enorme volume de dados complexos. Isto é, uma grande quantidade de informações variadas que, quando coletadas, armazenadas e analisadas, revelam padrões e tendências extremamente valiosas.
Contudo, por se tratar de um volume tão grande, a análise requer o uso de tecnologias específicas, capazes de processar os elementos a fim de extrair padrões úteis.
O objetivo do processo, portanto, é gerar e insights que contribuam para a otimização de rotinas e para uma tomada de decisões mais bem-informada em áreas como negócios, saúde, investimentos, marketing, vendas entre outras.
Assim, ao contratar os serviços de uma consultoria em Big Data, sua empresa terá acesso a informações precisas sobre seu setor. Com isso, será possível estabelecer parâmetros de atuação eficientes, direcionando os recursos de forma otimizada e permitindo desempenhar suas atividades com assertividade
Em outras palavras, investir em soluções de Big Data permite que sua empresa entenda o funcionamento do mercado e descubra o que dá certo e o que não funciona na sua área, o que representa um grande diferencial competitivo.
Sabemos que toda essa informação pode soar um tanto abstrata. Pensando nisso, separamos alguns exemplos práticos da aplicação de Big Data em diferentes setores. Confira:
- análise do comportamento de compra do consumidor: extremamente útil para prever tendências de mercado e conhecer seu público alvo a fundo, entendendo suas preferências, dores e necessidades;
- previsão de demanda em vendas: possibilita associar eventos específicos, como sazonalidades e datas comemorativas para planejar a produção e a gestão de estoque na medida certa, sem desperdícios ou falta de produtos;
- personalização do atendimento ao consumidor: oferece aos clientes o que eles buscam, personalizando produtos, serviços e até a abordagem que os agentes usam ao interagir com eles, contribuindo para sua satisfação;
- detecção de fraudes no setor financeiro: torna as transações mais seguras, tanto para a empresa quanto para os clientes, a partir da identificação de padrões suspeitos que podem indicar tentativas de fraude;
- análise de sentimento do cliente: permite entender o que os consumidores pensam sobre sua marca, serviços e produtos, contribuindo para ajustes em sua estratégia de modo a otimizar os resultados;
- manutenção preditiva em máquinas e equipamentos: a partir de um conjunto de informações precisas, possibilita conhecer o melhor momento para a realização de manutenções, evitando imprevistos e dores de cabeça;
- otimização de cadeia de suprimentos: amplia a visão sobre os processos de produção e distribuição, conferindo mais controle sobre todas as etapas da logística e potencializando seus resultados.
Os tópicos acima são apenas alguns exemplos de aplicações práticas de soluções de Big Data em diferentes setores. Com eles, já dá para ter uma boa ideia da importância da tecnologia para quem deseja se manter competitivo no mercado.
Neste momento, você deve estar se perguntando: “afinal, que tipo de análises as empresas de Big Data oferecem?”. Estamos falando de uma tecnologia versátil. Logo, é de se esperar que ela contribua com muitos propósitos. Confira exemplos:
- análise descritiva: apresenta uma visão geral dos dados e suas tendências;
- análise de padrões: identifica padrões presentes nas informações processadas;
- análise de séries temporais: com base em dados de intervalos de tempo, busca encontrar tendências e sazonalidades em mercados diversos;
- análise geoespacial: feita com base em dados de geolocalização, captura padrões de deslocamento, contribuindo para análises de mercado, marketing e logística;
- análise de redes sociais: estuda o comportamento das pessoas nas redes sociais, visando aprimorar estratégias de marketing de relacionamento;
- análise do comportamento do usuário: estuda as ações dos usuários de sites e ferramentas digitais, com o objetivo de entender suas preferências e atitudes, visando melhorar a experiência do consumidor.
Contudo, é importante ter em mente que tais análises só são possíveis devido ao fato de o Big Data ser uma área multidisciplinar, composta por áreas como:
Ou seja, são diversas áreas do conhecimento que, juntas, contribuem para a construção de análises aprofundadas sobre diversos temas. O objetivo é simples: compreender o mercado e encontrar o caminho do sucesso.
Desse modo, com o apoio de uma consultoria em Big Data, sua empresa terá acesso a insights precisos sobre o mercado em que atua, oriundos de uma análise estratégica de dados que colocará seu negócio à frente da concorrência.
Esse tipo de serviço, em geral, é oferecido por companhias de tecnologia, do ramo de Analytics e Business Intelligence (BI) . De modo geral, as empresas atuam auxiliando os clientes na implementação de soluções personalizadas para o negócio, no planejamento de estratégias condizentes com seus objetivos e no embasamento de decisões de forma técnica e pragmática.
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