Para enfrentar a concorrência diária no mundo corporativo, muitas companhias têm explorado formas de inovar e aprimorar seus processos. Hoje existem diversos métodos especializados, como a contratação de serviços de assessoria e consultoria, que ajudam na conquista dos resultados e a manter o foco nas atividades.
Se você está em busca de uma prestação de serviços para o seu negócio, saiba que o oHub oferece uma lista das melhores empresas de assessoria e consultoria do País.
Mas não se engane ao achar que assessoria e consultoria são sinônimos. Embora tenham funcionalidades semelhantes, suas características são distintas, pois é o que vamos explicar a partir de agora.
Enfim, você sabe o que é assessoria?
Assessoria é proveniente do verbo “assessorar”, que corresponde a ajudar e colaborar. Logo, um assessor participa dos processos da companhia, como também contribui com soluções concretas.
O objetivo de uma assessoria é fazer com que uma empresa melhore seu desempenho e a competitividade no mercado.
Nesse sentido, um assessor monitora constantemente a rotina da empresa a fim de ajudar a tomar decisões e implementar mudanças nas áreas acordadas com o contratante.
Para que esse acompanhamento seja válido, os serviços de uma assessoria devem ser contínuos, formando-se praticamente uma relação a longo prazo com a companhia.
Já a consultoria trata-se de um serviço em que o consultor irá fornecer um diagnóstico sobre determinado problema. Basicamente, ele faz uma análise completa de todas as funções empresariais e, no final, aponta as melhorias necessárias.
Entre as principais atividades de um consultor estão:
- aplicar treinamentos e palestras;
- renovar o modelo de negócios;
- atualizar os modelos da organização;
- aplicar pesquisas e estudos.
Por fim, a principal diferença da assessoria é que a consultoria costuma ser a curto prazo e objetiva.
Para contornar um problema aparente, você deve levar em consideração as vantagens na hora de recorrer à lista das melhores empresas de assessoria e consultoria.
A terceirização é importante porque uma pessoa de fora, que não está imersa à cultura da organização, pode renovar os ares e trazer um olhar diferente e único sobre as atividades, as equipes e a gestão de uma empresa.
Sabemos que mudar não é um processo fácil, mas contar com um serviço externo especializado é menos difícil ainda, isso porque o colaborador e o assessor são profissionais qualificados para fazer as mudanças necessárias sem atropelar ideias.
Mas, de fato, como funciona uma consultoria ou assessoria empresarial?
Em primeiro lugar, um consultor ou um assessor empresarial se reúne com o gestor responsável e sua equipe para realizar um diagnóstico completo sobre o problema e, assim, desenhar a melhor proposta.
Essa comunicação é importante para trocar ideias e realizar mudanças importantes, como substituir equipamentos ultrapassados por outros mais modernos, por exemplo.
Essa ajuda personalizada acaba se encaixando ao perfil da empresa quando o gestor e o assessor e/ou consultor se conectam.
Nesse sentido, a consultoria não se resume apenas em avaliar a situação, bem como indicar estratégias para maximizar os resultados da companhia. Para isso, ela segue um modelo de trabalho que consiste em:
- diagnóstico: estudo para encontrar os problemas e seus detalhes;
- criação de um plano de ação: método para achar a melhor forma de solucionar ou otimizar os processos;
- execução do planejamento: acompanhamento do consultor para avaliar as mudanças e seus efeitos;
- auditoria de solução: revisão completa das ações para decidir se o objetivo foi alcançado satisfatoriamente.
E quanto tempo dura um trabalho de assessoria e consultoria?
O período depende de fatores como o tamanho do projeto e da necessidade do seu negócio.
No entanto, quando se fala em uma situação crítica, as melhores empresas de assessoria e consultoria levam mais tempo do que o previsto, já que elas precisarão se aprofundar na dimensão do problema até solucioná-lo.
Outro ponto em questão é determinar a área de atuação, uma vez que a assessoria e a consultoria podem trabalhar nas áreas de contabilidade, tributária e jurídica, por exemplo.
Tendo em vista as implicações legais de uma atividade empresarial, torna-se fundamental o auxílio jurídico, sobretudo para a aplicação da leis nas relações trabalhistas, para o cumprimento de fiscalizações e para atenuar conflitos entre funcionários e terceiros.
Afinal de contas, a formação dos contratos deve ser condizente com o que é proposto pela legislação atual, que segue em constante mudança no Brasil.
Desse modo, é possível perceber a importância da assessoria e consultoria jurídica como forma de manter o cumprimento da legislação vigente.
Diante dessas explicações, ainda está em dúvida se escolhe assessoria ou consultoria?
Tenha em mente que a escolha entre a assessoria e a consultoria depende do momento atual do seu negócio. Por exemplo, se você percebe que há algo errado e não sabe por onde agir, o consultor é o profissional mais indicado.
Ele é apto para entregar um diagnóstico completo das atividades, uma vez que está por dentro do jeito que a sua empresa atua.
Agora se você já identificou o problema e precisa de uma solução prática, conte com um assessor. Esse profissional está capacitado para executar um trabalho direcionado dentro do que já foi apurado por você e pelo seu time.
Lembre-se de que, ao escolher entre as melhores empresas de assessoria e consultoria do País, você deve fazer uma pesquisa profunda, certificando-se de que esse é um serviço especializado e conferindo a reputação da possível contratante.
Mas não se preocupe! O oHub traz uma lista das melhores empresas de assessoria e consultoria do País.
Por meio da nossa plataforma, em menos de cinco minutos você preencherá um pedido de orçamento para as empresas parceiras. Na sequência, as mais interessadas irão entrar em contato com você. Não perca essa chance!