O que é uma consultoria em TI?
São empresas de serviços que fornecem perícia e mão de obra especializada através do uso de consultores, por uma taxa recorrente, estipulado no contrato de consultoria em TI. Empresas de consultoria podem ter um funcionário ou milhares; eles podem consultar em uma ampla gama de domínios ou nichos específicos.
Como funciona uma empresa de consultoria em TI?
Esse tipo de empresa de tecnologia, geralmente, funciona por meio de um contrato de consultoria em TI, onde está previsto o escopo de trabalho a ser realizado.
De forma geral, o trabalho consiste na avaliação e aconselhamento sobre as melhores práticas para otimizar a gestão desta área nas organizações. Esta avaliação abrange diferentes aspectos desde a gestão, implementação, análise inicial e manutenção de processos.
Como fazer uma consultoria de TI?
Seja uma consultoria em TI para pequenas empresas ou voltada a atender organizações de médio ou grande porte, eis aqui alguns passos básicos para montar sua:
- Faça uma pesquisa de mercado básica para determinar a especialidade em que a sua consultoria em tecnologia da informação irá atuar. Durante esta etapa, você deve decidir como se destacar em relação aos seus concorrentes.
- Identifique o seu nicho de atuação, ou seja, a categoria dos seus serviços e as especificidades que cercam seu negócio.
- Escolha o nome e o logotipo. O nome deve ser fácil de pronunciar e de reconhecer. Tente escolher tanto nome e logotipo que coincidam com a empresa que você está tentando construir.
- Escreva um plano de negócios. Isso nada mais é do que o processo de formalizar o que você deseja que sua empresa de tecnologia faça e como ela deve operar. Geralmente, esse plano inclui a pesquisa de mercado que você realizou anteriormente.
- Financie seu negócio de TI. Encontrar investidores para a sua empresa é a chave para começar com o pé direito.
- Implemente uma sólida estratégia de marketing para vender os serviços da sua consultoria de TI. Essa estratégia pode contar com ações como criação de site, perfis em redes sociais e o uso de SEO.