Baixa produtividade, problemas de relacionamento entre colaboradores, time desanimado, falta de sinergia entre líderes e equipe… Esses são apenas alguns dos problemas que uma palestra motivacional ajuda a resolver no seu negócio.
Afinal, palestras motivacionais foram criadas e pensadas justamente para atingir esses e outros indicadores de saúde do funcionamento de uma empresa.
Com isso em mente, vale a pena a reflexão: o que é palestra motivacional? Ora, uma palestra motivacional é uma espécie de TED, Talk ou apresentação que tem como principal objetivo inspirar colaboradores de um determinado time, de modo a aumentar seu engajamento e, por consequência, sua produtividade.
Desse modo, o mais comum é que a palestra motivacional para empresas é ministrada por especialistas da área e pode ser voltada para os mais diversos nichos de mercado, de forma a abordar inúmeros temas relevantes e que influenciam diretamente na compreensão que todo o time tem como:
- empreendedorismo;
- gestão;
- vendas;
- liderança;
- cultura organizacional;
- entre outros.
Com isso em mente, para que seja bem executada, é indispensável que a palestra motivacional seja ministrada por um bom comunicador, dono de uma oratória nítida, clara e acessível.
Desse modo, a palestra motivacional deve ser ministrada por uma pessoa que seja autoridade, profissional da área que exerce certo domínio sobre o tema que será abordado na ocasião.
Com isso em mente, vale compreender o que faz um palestrante motivacional. Isso porque cabe a ele comunicar, de forma clara e objetiva, as informações mais importantes e imprescindíveis que farão toda a diferença para quem o ouve, como: dicas, sugestões e até mesmo resoluções para possíveis problemas, de acordo com os temas abordados.
Caso a palestra tenha “gestão” como tema, por exemplo, o foco do palestrante deve ser voltado para essa temática, de modo a trazer situações que ilustrem e tragam insights para os colaboradores que estão participando. Dicas também costumam funcionar muito bem nos mais diversos temas de palestras motivacionais.
Já se a palestra tiver como foco a temática “cultura organizacional”, o comunicador pode trazer cases inspiradores de companhias, como a Natura, por exemplo, que promove o bem-estar de seus funcionários. Ou a Coca-Cola, que tem como valores a inclusão e a diversidade.
Aqui, o palestrante pode aproveitar e contar histórias, uma vez que o storytelling é um recurso poderoso para chamar a atenção e cativar uma audiência.
Também é papel do palestrante oferecer caminhos que possam ajudar na resolução de problemas, de forma que conflitos, sejam eles emocionais ou profissionais, possam ser resolvidos.
Para isso, o especialista deve ir além da oratória, propondo reflexões e soluções acerca de problemas cotidianos da empresa e seus colaboradores.
Ao passo que, cada setor requer um tema específico e aprofundamento. Caso o setor a ser atendido pela palestra motivacional seja o de desenvolvimento humano, também fará todo o sentido que o palestrante aborde exemplos reais (sempre respeitando a ética profissional, é claro), para ilustrar melhor sua explanação.
A escolha por um outro tema para uma palestra motivacional, no entanto, dependerá totalmente do objetivo inicial do evento.
Desse modo, vale a pena também a reflexão: qual a importância da palestra motivacional? Ora, as palestras motivacionais para empresas são indispensáveis principalmente para aumentar a entrega de um time.
Isso porque promovem debates que vão desde o âmbito profissional até o pessoal dos colaboradores. Assim, além de melhorar as estratégias corporativas, a palestra motivacional conscientiza sobre temas importantes para o cotidiano de uma organização.
Cada vez mais as empresas estão investindo em treinamentos como palestra motivacional. Afinal, o entendimento acerca da importância desse tipo de movimento também vem crescendo.
Isso porque quanto mais se investe no desenvolvimento (pessoal e profissional) de pessoas, mais a organização tende a ganhar.
Os benefícios que uma palestra motivacional pode trazer para a empresa também são muitos. Apenas a saída da rotina, por exemplo, já é capaz de trazer certo impacto para o desenvolvimento dos colaboradores.
O contato com um palestrante profissional e seus insights, por sua vez, também colabora nesse sentido. Com isso, é possível sentir mudanças, principalmente no que toca à produtividade dentro da empresa.
Com isso em mente, vale entender: como encontrar boas empresas de palestra motivacional?
Atualmente, é possível encontrar milhares de palestrantes motivacionais brasileiros e estrangeiros, cujas palestras abordam os mais diversos nichos. Por isso, encontrar a palestra motivacional que melhor atenda às necessidades de uma empresa pode ser uma tarefa um pouco mais complexa.
A busca pelas melhores palestras motivacionais do Brasil também deve ser cuidadosa, principalmente em relação à escolha do palestrante. Afinal, é necessário que o profissional escolhido se conecte com os seus ouvintes (colaboradores da empresa), para que os resultados desejados sejam obtidos.
Escolher um palestrante que tenha afinidade com o nicho da empresa contratante também pode ajudar na busca pelas melhores palestras motivacionais do Brasil. Assim, além de ter mais know how sobre o tema a ser abordado, a conexão também se dá de forma mais orgânica.
A melhor forma de encontrar palestras motivacionais de qualidade é contando com a curadoria experiente de oHub. Afinal, oHub é um site estruturado de confiança que reúne apenas as melhores e mais experientes empresas do mercado de palestra motivacional.
Assim, basta alguns minutos para acessar preços, condições de pagamento, serviços e os pacotes das melhores empresas de palestra motivacional de todo o Brasil.
O oHub oferece o que há de mais excelente no mercado de palestras motivacionais do país. Confira a seleção de empresas e serviços feitos para você!