Empresas de serviço de portaria: o que fazem e quais são as melhores?
Atualmente, existem diversas empresas que prestam serviço de portaria em todo o Brasil. Elas podem atuar em uma enorme gama de funções e desempenhar inúmeras tarefas, tudo visando melhorar a experiência e garantir a segurança de quem mora ou trabalha nos prédios.
A propósito, esse tipo de atividade vem se tornando bastante comum, uma vez que ajuda a reduzir os custos de contratação de funcionários celetistas, ao passo que garante a segurança dos prédios.
E, nesse ponto, você pode questionar: mas como o serviço de portaria terceirizada funciona, afinal?
+ SAIBA MAIS
Bem, em suma, trata-se da contratação de uma empresa para cuidar da entrada de um prédio. Essa companhia, por sua vez, emprega profissionais especializados na área, que devem se adequar às necessidades e exigências do contratante.
Essas pessoas são enviadas para prestar os serviços solicitados no contrato, sobretudo na liberação de acesso. De qualquer forma, a contratada atua como uma prestadora de serviços, tanto para condomínios residenciais quanto corporativos.
No residencial, por exemplo, o síndico do prédio não precisa abrir um processo seletivo, entrevistar candidatos e passar por todos os trâmites legais para contratar um porteiro.
Esse trabalho fica a cargo da empresa terceirizada que oferece o serviço de portaria. Aliás, a disponibilidade de materiais de trabalho, o treinamento, os uniformes etc. entram nesse quesito. Ficou claro?
Agora, vamos aos tipos de empresas que prestam esse tipo de serviço.
Geralmente, os serviços de portaria são oferecidos por empresas terceirizadas, que empregam uma mão de obra especializada e arcam com a burocracia da contratação de colaboradores.
A propósito, no momento de solicitar o serviço de portaria terceirizada, é preciso informar qual é o sistema, isto é, como o trabalho é feito. Normalmente, existem 4 tipos de portaria para prédios, são elas:
- portaria física: o profissional fica na entrada do condomínio e monitora a entrada e saída de moradores e visitantes, recebe encomendas e interage com as pessoas do local;
- portaria remota ou eletrônica: usa um tipo de central de monitoramento, em que os profissionais ficam atentos a qualquer solicitação de entrada no prédio e podem permitir ou barrar o acesso à distância;
- acesso por cartão, senha ou biometria: as empresas de serviços de portaria também podem oferecer a opção de controlar a entrada ou saída a partir de ferramentas como cartão — bem comum em prédios comerciais — senha ou biometria, por isso, também não exige que haja profissionais no local 24 horas por dia;
- identificação de veículos: as empresas terceirizadas controlam a entrada e saída de veículos automaticamente, mediante um chip de identificação.
E, se você está em dúvida sobre quais são os serviços de portaria terceirizados, elencamos as principais atividades logo adiante, indo além do controle de entrada e saída de pessoas. Por exemplo, podemos citar:
- segurança do prédio;
- autorização de entrada e saída de prestadores de serviço e visitantes;
- organização da portaria;
- recebimento de encomendas e correspondências destinadas aos moradores;
- orientação aos visitantes;
- monitoramento do cumprimento das regras do condomínio;
- etc.
Por sinal, algumas empresas entregam os serviços de portaria e limpeza juntos. Em outras palavras, é possível contratar profissionais terceirizados para garantir a segurança e a manutenção da área comum do prédio no mesmo lugar e, em determinados casos, por uma taxa única.
E quer saber por que contratar empresas do gênero? A resposta é simples: isso facilita o dia a dia. Primeiro, porque otimiza o processo de contratação e treinamento. Segundo, porque as companhias costumam oferecer mais de um serviço — como já falamos.
Portanto, você pode adaptar o modelo de contratação às suas demandas. Fora isso, esse tipo de serviço entrega diversos benefícios, como:
- aumento da segurança;
- garantia de ter atendimento 24 horas;
- redução dos custos e burocracia com contratação;
- eficiência no serviço, já que os profissionais são especializados;
- diminuição do risco de processos trabalhistas.
Vale destacar que, como existem muitas opções no mercado, é necessário tomar bastante cuidado na hora de contratar um serviço de portaria e limpeza. Por esse motivo, é fundamental:
- pesquisar as opções;
- verificar experiência e autoridade da empresa;
- checar se não existem ações contra o potencial fornecedor na justiça;
- garantir que ofereça estrutura e boas condições de trabalho aos funcionários;
- verificar se cumpre todas as normas e regulamentações;
- analisar o custo-benefício.
Todos esses pontos servem para garantir que a companhia contratada faça o serviço corretamente. Desse modo, todos saem ganhando.
- FECHAR