O que são e fazem empresas de suporte de TI?
As empresas em geral, hoje, dependem de tecnologia e computadores. Das vendas ao suporte, da produção à contabilidade, a tecnologia é usada nos diversos setores para tornar os diferentes tipos de processos de negócios mais simples e fáceis de gerenciar.
Além disso, quanto mais integrados forem os computadores aos processos de negócios, mais estes são confiáveis. No entanto, é preciso garantir que esses processos estejam em pleno funcionamento. Mas, como é possível assegurar isso?
A resposta está no serviço prestado pelo suporte de tecnologia da informação. Seja terceirizado ou interno, esse setor é responsável por manter os sistemas sempre disponíveis.
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Na busca por maior eficiência e qualidade do seu negócio, a terceirização de suporte de TI tem se mostrado um caminho promissor para diversas organizações e não é à toa. Boa parte das empresas que terceirizam serviços de TI contam com uma série de benefícios na resolução de problemas envolvendo a tecnologia da informação a um custo acessível.
Além disso, de acordo com a análise realizada pela Technavio sobre o Mercado de terceirização de suporte técnico no período 2020-2024, a crescente necessidade de as companhias se concentrarem nas competências essenciais é um dos principais fatores de crescimento para o setor.
Mas, afinal, o que é e faz um suporte de TI?
As empresas de TI são responsáveis por manter as redes de computadores de organizações em funcionamento, tanto no que diz respeito ao processamento de dados, quanto na engenharia de software e na parte de hardware. Dessa forma, garantem que a operação da empresa ocorra de forma fluída e sem problemas.
O trabalho de uma empresa de suporte técnico de TI pode envolver desde corrigir bugs e fazer backups de dados, até supervisionar a segurança e gerenciar a infraestrutura de TI.
Assim, atuando em três áreas principais – Infraestrutura, Software e Banco de dados e redes –, um suporte de TI para empresas é responsável por:
- monitorar e realizar a manutenção de sistemas e redes de computadores;
- responder em tempo hábil a problemas e solicitações de serviço;
- fornecer suporte técnico para toda a empresa (pessoalmente ou por telefone);
- configurar contas para novos usuários;
- reparar e substituir equipamentos, conforme necessário;
- testar novas tecnologias;
- instalar e configurar hardware de computador, software, sistemas, redes, impressoras e scanners.
Dessa forma, dentre as vantagens de se contratar uma empresa de suporte de tecnologia da informação, estão:
- Foco no core business: como já mencionado, um dos principais motivos que levam organizações a optarem pela terceirização é o fato de que ao contratar empresas de prestação de serviços de TI, sua companhia se libera dessa atividade, podendo se concentrar em suas principais tarefas e estratégias de negócio.
- Redução de custos: especialmente no suporte de TI para pequenas empresas, esta é uma das principais vantagens da terceirização: a economia ao não precisar contratar e treinar equipe internamente, fazendo com que os recursos poupados possam ser direcionados para outras áreas da sua empresa.
- Acesso a melhores serviços: a terceirização de suporte de TI possibilita à sua empresa contar com recursos e instalações mais vastos, melhores e especializados, dependendo da empresa contratada, além de serviços personalizados de acordo com suas necessidades.
Se você está considerando terceirizar o suporte de TI da sua empresa, provavelmente está se perguntando o que procurar em um fornecedor. Alguns dos elementos que você deve buscar são:
- Experiência: por menos óbvio que possa parecer, um técnico experiente significa à sua empresa menos gastos. Isso porque esse profissional levará menos tempo para lidar com problemas de TI, o que leva a menos horas faturáveis.
- Qualificação: procure por uma empresa que conte com uma equipe bem treinada, familiarizada e, de preferência, certificada no hardware e software que sua companhia utiliza.
- Suporte remoto: embora a maioria dos fornecedores de suporte técnico para empresas disponibilize o serviço remoto para resolução de problemas de TI, é importante se certificar de que a empresa contratada oferece, de fato, essa modalidade, uma vez que ela permite lidar com pequenos problemas sem visitar sua empresa, economizando muito tempo e dinheiro.
- Rápido tempo de resposta: é preciso poder contar com um fornecedor que possa oferecer um tempo de resposta rápido para colocar seus sistemas de TI em funcionamento quando necessário. Nesse sentido, é essencial um suporte TI disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para garantir que as emergências sejam tratadas em tempo hábil.
Os custos para contratar empresas de TI variam de organização para organização. Normalmente, a equipe terceirizada trabalha com um contrato mensal ou anual que define os serviços a serem prestados por uma taxa fixa.
O fornecedor faz um diagnóstico do que o cliente precisa para analisar quais serviços são necessários e, depois, o contrato é assinado contendo todos os detalhes acordados.
Mas, dentre tantas empresas de TI do Brasil, como saber qual contratar? Para te ajudar nisso, apresentamos abaixo uma lista das melhores empresas que oferecem o serviço de suporte de TI em diversas cidades brasileiras.
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