Grandes cidades, como o Rio de Janeiro, necessitam de tecnologia de ponta para realizar o bom fluxo das operações nas empresas. Quando surgem problemas em computadores, programas e ferramentas, é muito comum os gestores buscarem o auxílio de um suporte de TI.
O analista de suporte de TI tem como foco ajudar no processo de implantação de ferramentas, bem como treinar e orientar os colaboradores para utilizá-las.
Neste sentido, existem empresas de suporte de TI no RJ eficientes para atender à demanda do mercado. Você pode achar uma (ou várias) por meio do oHub, uma vez que a plataforma indica diversas empresas capazes de dar assistência ao que você precisa.
Mas, antes de dar segmento aos tipos de empresas de suporte de TI no RJ, vamos entender o que faz um suporte de TI
O suporte de TI engloba atividades de assistência, manutenção e implementação de recursos tecnológicos para uma organização.
Essas são as funções básicas do suporte de TI no Rio de Janeiro, mas os profissionais envolvidos também têm outras importantes atribuições, como: atendimento e cadastro de ordens de serviço, proteção de dados, pesquisa e cotação de novas soluções, além de criar treinamentos internos e externos.
Esse tipo de trabalho é relevante no dia a dia, o que leva muitas empresas a criar seu próprio setor de suporte de TI. No entanto, nem todas têm um orçamento equilibrado para a formação de um time específico. Neste caso, a terceirização se torna a solução com o melhor custo-benefício.
Se a sua ideia é conhecer a lista das melhores empresas de suporte de TI no Rio de Janeiro, saiba que está no caminho certo.
Mas, antes de chegarmos a esta etapa, é fundamental conhecer os dois modelos de trabalho: presencial e remoto. Vamos lá?
O suporte presencial costuma assegurar ao técnico uma visão mais detalhista da situação. Assim, é possível perceber as causas com maior compreensão, visto que ele está inserido no ambiente.
Como vantagens, o suporte de TI presencial consegue avaliar as reais necessidades relacionadas à infraestrutura, além de ter maiores chances de acerto na resolução do problema, já que o serviço é realizado a partir da análise do próprio especialista.
Em contrapartida, os custos do suporte presencial podem ser maiores em relação ao remoto.
Tratando-se especificamente do suporte online, este é um modelo de contrato em que os analistas resolvem remotamente, isso porque a maioria dos dados são acessados de qualquer lugar.
Essa opção economiza tempo, além de ser mais ágil, o que ajuda a preservar a produtividade das equipes, como também oferece um excelente custo-benefício.
No entanto, em muitos casos, o suporte de TI encontra dificuldades em detectar detalhes quando pessoas leigas descrevem os eventuais problemas, prejudicando a concretização do problema.
Ao mesmo tempo em que o suporte de TI remoto no Rio de Janeiro é interessante por conta do intenso trânsito na região, somado à distância dos bairros, a opção pode não ser aconselhável para empresas de grande porte que possuem infraestruturas mais complexas, o que necessitaria de profissionais de maneira física.
Se existe a dúvida entre optar pelo suporte presencial ou remoto, por outro, há uma forma que facilita a escolha do profissional correto para determinadas atividades.
Para ficar mais claro, você sabe qual a diferença entre help desk e service desk?
Pois bem, o help desk é o profissional chamado para solucionar questões mais simples, como a resolução de um programa que não funciona direito.
Já o service desk está apto a resolver problemas mais complexos, que exigem conhecimentos específicos, maior planejamento e atenção dos responsáveis.
Normalmente, os problemas destinados ao help desk são mais fáceis de serem solucionados, por isso, em grande parte, são atendidos de forma remota. Em contrapartida, o service desk requer que a empresa de suporte em TI encaminhe o profissional à instituição solicitada, pois ele precisará lidar com situações mais complexas.
Conforme o tamanho do problema, o service desk pode iniciar o atendimento de forma virtual, e, em seguida, ir em direção à empresa.
Notou como uma empresa de suporte de TI no Rio de Janeiro pode ser a solução para seus problemas de informática? São várias as vantagens para a contratação deste serviço, por isso, vamos enumerá-las para ajudá-lo na sua decisão. Confira:
- soluções mais rápidas: com a contratação de uma empresa de suporte de TI, os ajustes são realizados no momento em que é aberto o chamado. Imediatamente, a equipe reconhece as falhas e avalia os passos que devem ser dados para manter o sucesso da operação;
- otimização de tempo: técnicos eficientes mantêm preservadas todas as ocorrências, e assim, podem compilar os problemas em quadros para testar soluções. Esse método diminui o tempo em procurar ações para situações já conhecidas;
- redução de custos: a contratação de uma empresa de suporte de TI permite projetar o budget com mais eficiência, já que o custo do serviço é fixo. Além disso, a empresa será responsável por monitorar o funcionamento dos equipamentos e garantir as operações;
- acompanhamento em tempo real: uma equipe de TI está disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo que você esteja muito bem assessorado para usar as ferramentas como aliadas no desenvolvimento do seu negócio;
- documentação em dia: o suporte de TI tem como atividade arquivar os equipamentos, sistemas, acessos, senhas e contatos dos fornecedores. Isso faz parte da organização da companhia.
Então, gostou da ideia de contratar uma empresa de suporte de TI no Rio de Janeiro?
Antes de entrar em contato, avalie com cautela os pontos: preços, benefícios, credibilidade e custo-benefício.
E, se você está em dúvida, saiba que podemos dar uma ajudinha para você! O oHub disponibiliza uma lista das melhores empresas de suporte de TI no RJ.
O processo é simples: você faz seu pedido de orçamento e, em menos de cinco minutos, recebe as propostas com quantas empresas preferir para decidir com qual mais lhe agrada. Simples, econômico e eficiente.
Comece a revolucionar agora mesmo sua empresa com um suporte de TI.