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Diferença entre treinamento e capacitação

Qual é a diferença entre treinamento e capacitação?

As empresas que investem no desenvolvimento dos talentos inspiram confiança em seus colaboradores. Porém, é comum que os gestores não saibam a diferença entre treinamento e capacitação. 

Apesar de ambos serem métodos que trazem conhecimento e crescimento para todos os colaboradores, é preciso saber as características e diferenças de cada atividade. Desse modo, é possível garantir o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores da empresa de forma mais estratégica.

Quer conhecer as definições de treinamento e capacitação no ambiente de trabalho? Acompanhe este artigo exclusivo do oHub!

O que é treinamento?

O treinamento é um processo com foco principal no aperfeiçoamento das habilidades do profissional. Esse processo garante novos métodos e ensinamentos para alcançar diversos objetivos na empresa.

Em geral, o objetivo é desenvolver habilidades específicas relacionadas ao desempenho de uma função ou tarefa. É o caso do treinamento de um novo método de vendas ou do uso de um novo software, por exemplo.

O que é capacitação?

Já a capacitação é um processo mais amplo, que contempla o desenvolvimento de competências e conhecimentos diversos. A intenção é preparar os profissionais para desafios futuros, com foco no crescimento integral na carreira.

Diferença entre treinamento e capacitação

Ou seja, enquanto um treinamento de vendas pode focar em uma metodologia específica, uma capacitação sobre o assunto tende a priorizar o desenvolvimento das habilidades para ser um bom vendedor.

Apesar de haver diferenças entre o treinamento e a capacitação profissional, os processos são complementares. Ainda, essas opções são benéficas tanto para a empresa quanto para os próprios colaboradores.

É possível recorrer a diversos métodos para melhorar o desenvolvimento dos colaboradores. Veja abaixo:

  • treinamentos no próprio local de trabalho;
  • treinamentos em salas de aula;
  • cursos pela internet;
  • leituras direcionadas;
  • discussões e dinâmicas de cases de negócio.

A importância do treinamento e da capacitação para as empresas

Compreender a diferença entre treinamento e capacitação é importante porque a qualificação correta dos colaboradores contribui com o desenvolvimento de diversas áreas da empresa. No geral, o processo de aprimoramento envolve funcionários de diferentes setores, como limpeza, atendimento, supervisão, gerência e até a diretoria.

No entanto, para atingir os resultados desejados, é preciso pensar na estrutura completa da capacitação profissional. O objetivo é desenvolver a capacidade dos colaboradores para superar os diversos desafios e atender às necessidades do mercado atual.

Como o desenvolvimento de habilidades pessoais e de técnicas é fundamental, a oferta regular de atividades de desenvolvimento se torna indispensável. 

De modo geral, há diversos benefícios de investir em treinamento e capacitação. Veja quais são os principais:

  • melhoria da eficiência operacional;
  • aumento da produtividade;
  • mais retenção de talentos;
  • redução de custos;
  • mais competitividade;
  • ambiente de trabalho mais agradável;
  • redução na rotatividade da equipe;
  • mais entrosamento entre os colaboradores.

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Como fazer treinamento e capacitação da melhor maneira?

Após conhecer a diferença entre treinamento e capacitação, é essencial compreender como colocar essas alternativas em prática. Desse modo, o time se torna cada vez mais preparado para ajudar a empresa a atingir os objetivos estratégicos.

A seguir, confira dicas para colocar em prática!

Personalize os treinamentos e capacitações

Treinamentos e capacitações precisam ser personalizados conforme a necessidade de cada empresa. Desse modo, o primeiro passo é identificar quais são as demandas do mercado, da organização e dos colaboradores.

Para ter um diagnóstico completo, o indicado é compreender quais competências e conhecimentos faltam ao time e o que é essencial para o negócio atingir seus resultados. Com essas informações, você planeja as iniciativas de treinamento e capacitação.

Saiba quando utilizar cada abordagem

Outro ponto essencial envolve saber exatamente quando usar cada abordagem, já que os objetivos dos treinamentos e das capacitações são diferentes. Como você viu, o treinamento costuma ser mais indicado para situações pontuais, que envolvem o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades específicas.

Imagine que você pretende adotar uma nova tecnologia de armazenamento de dados em nuvem. Nesse caso, é preciso realizar um treinamento focado na nova ferramenta, o que garante que as pessoas saibam aproveitar os recursos e usá-los com segurança.

Já se a intenção for tornar os colaboradores mais preparados para a transformação digital, a capacitação profissional tende a ser mais indicada. Com essa abordagem, as pessoas desenvolvem habilidades necessárias para lidar com os diferentes desafios do avanço tecnológico.

Note que essas opções não precisam ser excludentes. É possível começar com uma capacitação mais ampla e oferecer treinamentos para questões específicas.

No sentido oposto, é possível trazer treinamentos para certas atividades e aprofundar os conhecimentos com capacitações.

Planeje metas claras para cada etapa

Para aumentar as chances de sucesso no processo, é interessante definir metas claras e concretas para as capacitações e treinamentos. Você pode estabelecer tanto o aumento do conhecimento sobre determinados temas quanto a elevação da eficiência ou a redução de erros, por exemplo.

É indispensável que as metas se alinhem às necessidades e aos objetivos do negócio. Por isso, o ideal é unir os resultados ao planejamento estratégico da empresa. Com esse cuidado, as iniciativas de desenvolvimento de talentos também ajudam a companhia a atingir os resultados desejados.

Realize o processo com periodicidade

Os treinamentos de reciclagem também são necessários para manter todos os colaboradores engajados e alinhados com as ações. Dessa maneira, o ideal é planejar a realização das atividades com regularidade.

Além de ajudar a integrar e capacitar os novos colaboradores, o processo mantém os profissionais sempre atualizados com novas práticas e tendências. Assim, a empresa opera de forma mais estratégica e dinâmica, graças ao melhor preparo dos talentos.

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Estimule a troca de conhecimento entre os colaboradores

Além de realizar os treinamentos e capacitações com frequência, há outra forma de prolongar os efeitos do aprendizado: a troca entre os profissionais. Ao estimular esse fluxo de ideias e de conhecimento entre os colaboradores, há como maximizar o processo de capacitação profissional.

A ideia é que as pessoas aprendam com experiências, práticas e visões das outras. Em vez de o conteúdo ser apenas teórico, se torna aplicável no dia a dia e cada pessoa tem a chance de mostrar o que aprendeu e como incorpora os conhecimentos no cotidiano.

Para estimular esse comportamento, vale a pena criar rodas de conversa sobre os temas dos treinamentos ou até realizar workshops internos. Ainda, há a opção de oferecer mentorias no próprio time, o que permite que profissionais mais experientes orientem os que ainda estão no começo da carreira.

Envolva as lideranças no processo

Para a estratégia de desenvolvimento profissional ser realmente bem-sucedida, deve-se envolver os líderes e gestores. Primeiramente, a participação das lideranças ajuda a reforçar o valor do aprendizado contínuo.

Essa também é uma forma de dar mais credibilidade a todo o processo, já que mostra que os conhecimentos realmente são úteis e relevantes. Outro ponto é que a participação de mentores funciona como mais uma oportunidade de transferência de conhecimento e trocas relevantes.

Também vale destacar que a participação destes profissionais nos processos de capacitação e treinamento ajuda no direcionamento do feedback. 

Como se envolvem em todas as etapas, ficam mais preparados para apresentar insights, dar direcionamentos e reconhecer a evolução dos colaboradores.

Tenha o apoio de profissionais qualificados

A qualidade da capacitação profissional merece atenção extra, já que pode determinar o alcance de resultados por parte da empresa. Paralelamente, realizar o processo internamente costuma exigir mais recursos, como mobilização dos especialistas e mais demanda de tempo.

Para solucionar a questão, o ideal é recorrer à terceirização junto a empresas qualificadas de capacitação e treinamento. Escolher um time experiente e preparado é essencial para desenvolver as habilidades esperadas no time com eficiência.

Essa também é uma oportunidade de oferecer soluções de qualificação com flexibilidade. Com a terceirização, fica mais fácil escolher se os treinamentos serão presenciais ou a distância, de acordo com as características da empresa e dos times.

Em especial, o foco em ter o apoio de bons profissionais é essencial para garantir a qualidade de todo o processo de aprendizado. Além de conhecimentos confiáveis, empresas sérias trazem metodologias inovadoras e realmente eficazes.

Avalie os resultados e ajuste as estratégias

Após planejar e implementar as iniciativas de capacitação profissional, é essencial acompanhar seu desempenho. Essa é uma forma de compreender o impacto real das ações e como se refletem nos conhecimentos e habilidades do time e nos resultados da empresa.

Essa também é uma etapa essencial para identificar onde ainda estão os gargalos e o que requer mais aprofundamento. Às vezes, um treinamento precisa de complementação ou será mais bem aproveitado se houver esforços de capacitação, por exemplo.

Na hora de medir os resultados, é interessante começar pela coleta de feedback honesto junto ao time. Entender as percepções dos colaboradores sobre o processo de desenvolvimento permite fazer as adaptações necessárias para melhorar a experiência.

Também é interessante calcular o retorno sobre investimento (ROI). O aumento na produtividade, a elevação nas vendas ou a economia pela redução de erros são algumas formas de identificar a relação entre os ganhos obtidos e o investimento realizado.

Com as informações necessárias em mãos, é possível fazer análises estratégicas, que demonstram onde estão as oportunidades de melhoria. Na prática, é possível incrementar cada vez mais a iniciativa de preparo profissional.

Ao chegar até aqui, você descobriu qual é a diferença entre treinamento e capacitação, em especial em relação aos objetivos de cada iniciativa. 

Com essas informações, você desenvolve o time de forma muito mais estratégica e adequada às necessidades e expectativas da empresa.

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