Controlar a jornada de trabalho de um ou dois funcionários até pode ser uma tarefa fácil, mas, a partir disso, torna-se um grande desafio. Uma maneira de simplificar esse processo é contratar uma empresa de ponto eletrônico, que disponibilizará equipamentos para agilizar o processo e dar mais exatidão às marcações de entrada e saída dos colaboradores.
Investimento importante para as organizações, o ponto eletrônico substitui a contabilização manual, cujo processo é lento e menos confiável, visto que está sujeito aos erros manuais. Além do mais, adotar a instalação de um sistema de ponto online eleva a assertividade dos registros, conquistando uma maturidade digital.
Mas, antes de conhecer as indicações, vamos entender sobre a importância da contratação de um sistema de controle de ponto.
A propósito, você sabia que é obrigatório o uso do ponto eletrônico em empresas com mais de 20 funcionários?
Conforme o Parágrafo 2º do Art. 74 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), esta é uma norma que deve ser respeitada.
Embora não seja obrigatório, empresas com menos colaboradores também podem ajustar seus modelos de gestão de controle de entrada e saída do quadro funcional.
Na prática, além de contabilizar a movimentação dos funcionários, o equipamento controla o pagamento das horas extras.
E, como as leis devem ser cumpridas, a falta de implementação de um sistema de controle de ponto pode facilitar a ocorrência de penalidades do Ministério do Trabalho e Emprego.
Sendo assim, como funciona o sistema de ponto para empresas?
O ponto eletrônico online é uma tecnologia que possibilita que qualquer colaborador acesse um sistema de marcação via computador, tablet ou celular.
Tal equipamento é instalado em um lugar acessível no estabelecimento ou em um aplicativo no celular do funcionário.
Nesse sentido, existem diversos modelos no mercado, tais como:
- ponto biométrico: a biometria captura as informações de uma pessoa por meio de impressão digital, reconhecimento facial ou voz, favorecendo a identificação do trabalhador e diminuindo a possibilidade de fraudes;
- ponto web: esse registro funciona via conexão com a internet. Profissionais que trabalham em sistema home office podem utilizar o equipamento em seus celulares após a instalação de um aplicativo. A ideia é que o registro de ponto online monitore em tempo real o deslocamento dos empregados a partir da geolocalização;
- ponto com cartão: é o próprio crachá ou cartão de acesso do empregado. O funcionário irá acioná-lo nas catracas ou portas de entrada das empresas. Apesar de ter um nível de segurança inferior ao ponto biométrico e online, o cartão registra o ponto e contabiliza as horas trabalhadas no final do mês.
Percebeu que as funções e os tipos de sistemas de controle de ponto podem ser úteis para o dia a dia do seu negócio? Mas não é só isso! Ter um equipamento digital proporciona outros benefícios. Observe!
- Otimização de tempo: com um sistema de ponto para empresas, o funcionário tem acesso a um relatório completo que o ajuda a analisar folgas, solicitar férias, justificar faltas e organizar a compensação de atrasos.
- Facilidade de marcação: o ponto eletrônico online é uma ferramenta utilizada pelo próprio celular ou computador. Caso o empregado esqueça de marcar sua entrada ou saída, ele entrará em contato via web ou chat com o RH para providenciar seus registros.
- Segurança: o ponto eletrônico online não aceita alterações, por isso, ele garante tanto para a empresa quanto para o trabalhador que todos os dados sejam preservados, assim, evitando processos judiciais.
- Acompanhamento em tempo real: não há como perder o registro de marcação de um funcionário. A funcionalidade de um sistema de ponto para empresas permite o monitoramento constante, facilitando para que os gestores tomem suas providências.
Diante dessas qualidades, qual é o custo para implementar um ponto eletrônico?
O custo das empresas de relógio de ponto eletrônico varia de acordo com o tipo de equipamento. O valor inicial de uma máquina biométrica, por exemplo, chega a R$ 1.000. Quando a organização tem um número alto de funcionários, o ideal é adquirir mais de um equipamento.
Mesmo assim, vale a pena pesquisar empresas do ramo no mercado e saber qual atende melhor às suas expectativas.
Gostou da ideia? Para seguir buscando a opção ideal para seu empreendimento preste atenção nas nossas recomendações.
Primeiramente, você deve saber qual tecnologia usar, considerando critérios internos. Caso o objetivo seja buscar mais segurança, a biometria é uma excelente opção. Em contrapartida, se o fator decisivo for o custo, procure o que apresenta melhor custo-benefício, independente da modalidade do equipamento.
Após a escolha, instale o sistema e configure-o para testar como se você fosse um funcionário. Por fim, seja compreensível com sua equipe: instrua-os a utilizar o equipamento corretamente.
Dito isso, busque a alternativa mais vantajosa em todos os aspectos: financeiro, qualidade, agilidade etc.
Nesse aspecto, o oHub é uma ferramenta que facilita a contratação de serviços de diversos ramos, passando por áreas de consultoria, marketing, engenharia, TI, segurança e logística, entre outros.
Isso faz com que o oHub se torne referência no mercado e indique uma lista com as melhores empresas de ponto eletrônico do Brasil.
O melhor é que você negociará diretamente com as instituições indicadas e sem custo, ou seja, você não paga nada para solicitar os orçamentos.
Quer implementar um ponto eletrônico na sua empresa? Analise agora as dicas listadas pelo oHub e entre em contato o quanto antes.