Oferecer crédito pode ser um respiro para melhorar os negócios de uma empresa que quer se manter ativa no mercado. No entanto, o ato de dar prazo para que os clientes paguem por serviços ou produtos se torna um risco devido à inadimplência, problema recorrente no cenário brasileiro.
Na maioria das vezes, a procura pela terceirização acontece porque os credores não sabem como efetuar a cobrança dos seus devedores, devido a fatores como:
- dificuldade de fazer uma cobrança que seja, ao mesmo tempo, pacífica e objetiva;
- impaciência para reaver os valores a que tem direito;
- e assim por diante.
Em suma, dependendo de como são praticadas as cobranças, algumas podem ser ofensivas ou até ilegais. Diante disso, contar com a ajuda externa se torna um diferencial porque:
- reduz custos, pois, na maioria das vezes, é mais caro ter uma equipe interna para cobrar do que terceirizar;
- diminui a inadimplência e recupera efetivamente os créditos;
- mantém o relacionamento saudável com os clientes;
- preserva a saúde do caixa com a recuperação de ativos.
Para o bom funcionamento do negócio, um escritório de cobrança é composto por dois times: quem organiza a empresa e quem faz a arrecadação.
Conforme a demanda do cliente, essa divisão acontece porque o grupo que efetua o recolhimento deve focar no trabalho interno para chegar aos resultados propostos, lembrando que a distração diminui a produtividade no recebimento dos valores.
Na prática, tudo começa quando o cliente encaminha ao escritório a relação de quem está lhe devendo, incluindo em um documento os dados de contato, como nome, endereço e telefone. Em seguida, a agência organiza essas informações em um software automatizado.
Após o recebimento da carteira de clientes com pagamentos em atraso, o escritório envia as informações à equipe de cobradores, que deve entrar em contato com os inadimplentes por telefone, cartas ou e-mail.
No entanto, o meio mais usado é a ligação telefônica, sendo que a conversa deve ser feita exclusivamente com o inadimplente, e não com terceiros, como filhos, amigos, pai, mãe etc.
Lembrando que se o time mantiver bom desempenho, os devedores realizarão o pagamento dentro do prazo estipulado. Contudo, se não houver acordo amigável, o caso será encaminhado à equipe jurídica, prática essa denominada como cobrança judicial.
Esse serviço funciona da seguinte maneira: o setor envia a dívida para advogados e analistas jurídicos, mediante uma Ação de Cobrança. O juiz obriga o devedor a pagar, sob pena de penhorar seus bens.
Quando a cobrança é feita por meio da Justiça Comum - ação com qualquer valor de causa, os custos do escritório aumentam por conta dos honorários advocatícios. Por outro lado, diminuem-se as despesas quando o recolhimento ocorre por meio do Juizado de Pequenas Causas, já que não há pagamento de custos e honorários.
Vale ressaltar que a cobrança via escritório é a melhor alternativa em comparação à judicial, visto que, neste caso, o dinheiro desvaloriza devido aos gastos com advogados e processos.
Em outras palavras, economiza-se dinheiro quando a negociação acontece diretamente pelo escritório de cobrança.
Geralmente, um escritório cobra entre 10% e 20% do valor da dívida pela prestação do serviço. Mas essa porcentagem não é fixa, pois depende do número e perfil dos devedores, bem como do custo de cada despesa.
De modo geral, como contratar um escritório de cobrança?
O primeiro passo para escolher um escritório de cobrança confiável é pesquisar sobre sua reputação no mercado. Avalie também o custo-benefício do serviço. Hoje, existem empresas que reduzem preços para dívidas menores e estágios mais curtos da carteira de crédito, sendo uma opção viável financeiramente.
Um ponto interessante é que a solução oferecida pelo escritório de cobrança deve se adaptar à realidade da sua empresa. Portanto, procure um parceiro que já trabalhou com companhias do mesmo segmento ou que tenha experiência com clientes do mesmo perfil que você atende.
Do mesmo modo, priorize escritórios que investem em suporte para tirar dúvidas. Isso ajuda a manter uma parceria de sucesso e formalizar uma relação de confiança entre as partes. Sendo assim, verifique o atendimento e as atividades complementares que a agência dispõe.
Por fim, como a tecnologia vem revolucionando a recuperação de créditos e tornando a cobrança mais eficaz, priorize as empresas que estejam atentas às tendências e ofereçam canais digitais para o acordo com os clientes. Alguns escritórios contam com robôs que automatizam o processo, poupando tempo e dinheiro do credor.
Enfim, onde achar boas agências de cobrança?
O oHub é uma ferramenta que facilita a contratação de serviços, tendo em sua base a lista das melhores empresas de diversos ramos.
Na plataforma, você encontra escritórios de cobrança em SP e em outros estados do Brasil, que são confiáveis e com alta reputação.
Contratar o serviço pela plataforma do oHub é vantajoso, pois você conta com:
- profissionais qualificados que usam boas técnicas de conciliação;
- ótimo custo-benefício, dependendo dos tipos de cobranças;
- escritórios conhecidos no mercado;
- e muito mais.
Aproveite a lista dos melhores escritórios de cobrança do Brasil. Ao receber as propostas, concentre-se em todos os detalhes, e não somente no preço, para assim chegar a uma ótima conclusão.
Em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudá-lo.