Afinal, o que faz um sistema de segurança de portaria? E qual a sua importância? Em linhas gerais, é possível entender que o sistema de segurança das portarias costuma mudar de acordo com os diferentes tipos de portarias.
No caso da portaria tradicional, por exemplo, a segurança é feita pelo próprio porteiro que tem como principal missão identificar quem entra e sai do lugar. É ele quem comunica aos condôminos a chegada de um novo visitante, para só depois disso liberar ou não a sua entrada no edifício.
Além disso, é de responsabilidade da portaria dar suporte aos moradores em relação a várias tarefas, como: como recebimento de correspondências, indicação de caminhos ao longo do condômino, assim como apoiar os moradores mais idosos,com problema de locomoção (ou aqueles que estiverem com malas ou compras de supermercado).
Neste sentido, é válido destacar que o serviço de portaria nunca deve: autorizar o ingresso de pessoas que não sejam identificadas previamente, comentar sobre o dia a dia dos moradores com outros funcionários e visitantes, abandonar o local de trabalho.
Além disso, é fundamental que o funcionário responsável pela portaria tradicional seja sempre cordial, respeitoso, receptivo e organizado.
Já no caso de uma portaria remota, tanto a identificação quanto a liberação são feitas à distância pela central de monitoramento. Ou, em alguns casos, pelo próprio condômino, que recebe a chamada em seu interfone e autoriza ou não a entrada do visitante.
Na portaria remota, as atividades acontecem principalmente pelo apoio da tecnologia, como por exemplo: acesso biométrico (reconhecimento facial), tags e leituras de etiquetas e por meio de senhas.
Em relação à segurança, esse modelo conta com câmeras, as quais permitem o monitoramento e controle das entradas e saídas do local.
No caso de segurança, o objetivo é assegurar a integridade física tanto das pessoas quanto do patrimônio. Ou seja, é função da empresa de portaria e segurança proteger o condômino e os moradores de invasão de propriedade, roubo e incêndios.
Para tanto, o profissional responsável deve ser capacitado, treinado e certificado para: criar atividades de inteligência, elaborar um plano de segurança efetivo, ser proativo e perspicaz para resolver emergências e ter como meta, sempre, zelar pela segurança das pessoas.
É importante frisar que, como a meta é proteger o condomínio, é essencial ter em mente que a vigilância deve começar pelo fora de fora para que assim, seja possível controlar melhor a ação de eventuais assaltantes e sequestradores.
Por isso, é vital contar com um profissional experiente e gabaritado, assim como com bons sistemas de câmera e alarme.
Desse modo, é possível monitorar qualquer ameaça e se preparar, previamente, para contê-la.
Lembrando que ser pego de surpresa por uma eventual atividade pode ser fatal.
E exatamente por isso que também é crucial que padrões de segurança sejam estabelecidos e informados para os moradores. Assim, não só o profissional responsável como os próprios residentes conseguirão reconhecer movimentos e comportamentos suspeitos.
Outra questão fundamental sobre segurança é estabelecer medidas de emergência. Exemplo: o que fazer caso um assaltante invada o condomínio? E se um incêndio acontecer? Qual medida deve ser tomada?
Para que os melhores procedimentos sejam tomados, é muito importante criar planos e dividi-los com os moradores.
Diante de tudo o que foi dito, é comum que a segurança acabe sempre se tornando uma questão debatida em reuniões de condomínio.
Afinal, como melhorar a segurança de portas e portão de prédio? Como fazer que essa não se torne uma despesa extra muito alta, mas ainda assim garantir a segurança? Essas são apenas algumas das questões que aparecem nesse cenário.
Por isso, uma boa e eficaz alternativa é procurar por uma empresa de portaria e segurança.Isso porque, além de terceirizar os serviços de portaria, o gestor do condomínio também poderá contar com a mesma empresa para tomar conta da segurança do condomínio. Ou seja, a solução de dois problemas de uma vez só.
Antes de iniciar a busca por uma empresa de portaria terceirizada, é comum que o contratante tenha dúvidas quanto aos serviços a serem realizados. Afinal, quais são as atividades que uma empresa de portaria e segurança oferece?
Antes de qualquer coisa, é importante frisar que essas atividades variam de acordo com as características da contratante. Caso a contratante seja uma escola, por exemplo, existirão demandas diferentes das encontradas em uma empresa.
No entanto, existem algumas atividades que podem ser tidas como permanentes, ou seja, se fazem presentes em quase todos os tipos de contratos. Entre elas, é possível destacar algumas como:
- Atendimento de ligações telefônicas;
- Guarda-volumes;
- Administração de correspondências;
- Controle de acesso de pessoas;
- Controle de acesso de veículos;
- Emprego de procedimentos em casos de perigos iminentes (como roubos, assaltos, incêndios ou outras emergências).
Além disso, para garantir a segurança, uma empresa de portaria e segurança deve se apoiar na tecnologia e, assim, contar com alarmes, câmeras de vigilância, controle de acesso biométrico e sistemas de detecção e contenção de incêndio.
Mas afinal, quais são as vantagens de contratar uma empresa terceirizada de portaria e segurança? Bem, além da terceirização da preocupação com esses dois serviços, também é possível listar uma série de outros benefícios, como por exemplo:
- Garantia de mais segurança
- Garantia de mais eficiência no serviço prestado;
- Redução de custos;
- Diminuição de burocracias;
- Otimização do tempo;
- Eliminação da preocupação com questões trabalhistas (contratações, demissões, encargos, entre outros);
- Eliminação da preocupação com equipamentos e materiais;
Entre outros.
Ou seja, a contratação de uma empresa de Portaria e Segurança se mostra como uma excelente opção para empresas, condomínios e demais empresas que não desejam mais ter para si esse tipo de preocupação. Além do custo-benefício que oferece.