Em meio a tantas atividades essenciais para a gestão dos negócios no dia a dia, pode acontecer de uma ou outra ação importante ser esquecida. Como resultado, a companhia fica inapta, ou seja, não cumpre com suas obrigações fiscais.
Esse processo gera restrições para o CNPJ — Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas — que podem deixar os documentos fiscais nulos, gerar a cobrança dos sócios e até levar ao cancelamento da inscrição, caso o problema não seja resolvido.
Nesse sentido, saber o que é o serviço de regularização de empresas pode te ajudar a proteger o seu negócio de situações como essa.
Em suma, este serviço oferece apoio jurídico e contábil para regularizar a sua empresa. Normalmente, o contrato é terceirizado — mas também é possível contratar um contador na modalidade CLT, até porque esse profissional é vital para o andamento de qualquer negócio.
No geral, esse serviço inclui os procedimentos de:
- levantamento cadastral: verifica se o negócio está com todos os registros em dia em órgãos como Receita Federal e Vigilância Sanitária;
- levantamento fiscal: analisa se a companhia tem pendências junto à Receita Federal, Prefeitura ou Previdência Social;
- checagem de documentos: faz o levantamento de todos os documentos, como notas fiscais e recibos da empresa, além de impostos atrasados.
O serviço de regularização de empresas inaptas ainda atualiza a documentação e a encaminha para os órgãos correspondentes. Para finalizar, são entregues as comprovações, que mostram que a companhia está em dia com os órgãos de fiscalização e que pode funcionar em plena capacidade.
Agora você já conhece o conceito de regularização de empresas e os principais serviços prestados por fornecedores do segmento. Outra dúvida bastante comum diz respeito a diferença entre legalização e regularização de empresas. Afinal, os termos são sinônimos ou não?
Na verdade, não.
A legalização é o processo de abertura de uma empresa. Isso é, trata de seu registro formal da obtenção de todas as licenças para que ela possa funcionar. Já a regularização acontece quando a companhia já está em funcionamento, mas teve algum problema.
Por isso, esse serviço oferece controle da emissão de notas fiscais, atividades tributárias e faz a prestação de contas aos órgãos fiscais, além de garantir a validade das licenças de funcionamento.
Pronto, agora você já sabe o que é e como diferenciar a regularização de serviços similares. Mas, na prática, o que faz um profissional ou equipe com expertise em regularização de empresas?
As companhias especializadas neste serviço oferecem suporte contábil e jurídico para fazer um diagnóstico completo do negócio, mediante a análise dos documentos.
Isso é necessário para encontrar quaisquer discrepâncias ou registros desatualizados. Outra função dos serviços de regularização de empresas é propor soluções para os gestores e trabalhar para garantir que todos os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível.
Agora, você pode questionar: afinal, como funciona a regularização de empresas?
A regularização de empresas funciona por meio de uma análise completa da situação de um negócio. Assim, é possível descobrir o que está desatualizado e precisa ser resolvido, evitando que a companhia seja punida e perca o direito de funcionar.
Os serviços de regularização de empresas inaptas, como falamos, costumam atuar na modalidade de terceirização. Isso significa que você não precisa contratar um profissional específico.
No lugar, você firma um acordo com uma empresa que emprega mão de obra capacitada. Desse modo, não cria vínculos empregatícios com os profissionais e você não precisa arcar com obrigações trabalhistas ou realizar um processo de seleção.
Ainda por cima, essa é uma ótima maneira de ter acesso a especialistas e a ferramentas específicas para atender às suas necessidades.
Chegou o momento de descobrir por que contratar esse serviço. Afinal, ele traz benefícios?
A resposta para essa dúvida é sim. Até porque, com ele, você recebe orientação direcionada para fazer o diagnóstico do seu negócio. Posto isso, não tem preocupações em relação aos procedimentos corretos e nem precisa ficar correndo de um lado para o outro para regularizar a situação da sua companhia.
Outras vantagens desse tipo de serviço são:
- economia de custos, já que você contrata um pacote completo;
- maior controle financeiro, ao receber suporte de pessoas que conhecem as leis;
- facilidade, pois ele pode ser contratado pela internet e conta com profissionais preparados para tomar conta das tarefas mais complicadas;
- mais segurança para a tomada de decisões, pois você também recebe apoio em cada passo da jornada de regularização da empresa, o que ajuda a decidir sobre o futuro da companhia.
Fora isso, manter a empresa em situação regular é benéfico porque:
- dá acesso a linhas de crédito voltadas para empreendedores;
- melhora o relacionamento com os fornecedores;
- dá direito à Previdência Social;
- protege o patrimônio;
- otimiza o controle financeiro.
Com todas essas vantagens, as razões para regularizar uma empresa inapta ficam claras, concorda?
Caso ainda tenha qualquer dúvida sobre o assunto, continue lendo. Separamos as respostas para as principais questões sobre regularizações de empresas a seguir!